sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho de Química (Hugo)



Grupo : Augusta Karolayne , Aline Laurindo , Flávia Borba , Gabriella Costa ,
 Helton Herculano e Luan Matheus .
Série : 1  Ano Médio

As Cores Explicadas Por Niels Bohr

Niels Bohr explicou em seu modelo que existem apenas 8 camadas ou 8 números quânticos principais na prática , mas teoricamente existem infinitas camadas e os dados teóricos nos permite dizer que ainda existem 7 camadas. Segundo Madelung, a quantidade total de elétrons, na prática, que um átomo pode suportar é de 118 elétrons.
Mas existem infinitas cores, porém seu pensamento me deixa intrigado... Porque é muita coincidência termos 7 cores no arco-íris e termos 7 camadas eletrônicas e termos 7 cores no espectro luminoso (violeta, anil, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho).

Para cada fóton recebido pelo elétron de modo que esse fóton possua uma frequência maior que a frequência de corte do elétron teremos o salto quântico e ao voltar para seu estado fundamental o elétron libera um fóton de energia mais energia cinética. A energia em forma de luz liberada pelo elétron possui uma frequência determinada que caracteriza a cor da luz, quanto maior a frequência mais próximo do violeta, quanto menor a frequência mais próximo do vermelho. E é a mistura dessas luzes que temos as diferentes cores existentes.

Fisico-biologicamente, as cores são enxergadas por nós devido a células próximas a retina, denominadas cones que absorvem a frequência da luz refletida seletivamente pelo objeto e o qual é transformada em impulso elétrico e é interpretado no lobo occipital do cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário