sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho de Biologia (Augusto)



Aluna: Augusta Karolayne   
 Série: 1º Ano Médio 
Tema: Os sais minerais 




Fósforo

Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo
Maior probabilidade de ocorrência de fraturas; músculos atrofiados; alterações nervosas; raquitismo
Principais fontes: Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais.



Ferro

Indispensável na formação do sangue; atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo
Anemia .
Principais fontes: Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona.

Iodo


Faz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos
Bócio; obesidade, cansaço
Principais fontes: Agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar vegetais.

Cloro


Constitui os sucos gástricos e pancreáticos
É difícil haver carência e cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destrói a vitamina E e reduz a produção de iodo. 




Magnésio
Pesquisas revelaram que o magnésio tem um papel fundamental na performance em esportes de resistência. Este mineral atua principalmente nos músculos e ossos,onde ajuda na contração muscular e metabolismo energético.
Estudos mostraram que a deficiência de magnésio diminui a resistência e que o baixo nível deste mineral na circulação está associado à diminuição da capacidade aeróbica. Infelizmente, baixo nível de magnésio na circulação já foi constatado em corredores após a maratona está relacionado à perda pela transpiração.
Principais fontes: Legumes e nozes

Zinco 
Atua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos, participa no metabolismo das proteínas e carboidratos.
Sua falta provoca a diminuição dos hormônios masculinos e favorece o diabetes.
Zinco ajuda a manter o sistema imunológico sadio, facilita a cicatrização de machucados e recuperação de lesões. Além disso, como atletas perdem zinco pelo suor, eles podem se tornar deficientes deste mineral mais rapidamente. Um dos sinais de deficiência de zinco é o aumento de resfriados.
Principais fontes: Alimentos ricos em proteínas como: carnes, frango e peixe.

Potássio
Potássio é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.
Principais fontes: Carne , leite, frutas

Sódio 
Sódio é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Corredores participando de maratonas devem prestar atenção na reposição de sódio para evitar a hiponatremia. Muito sódio na dieta pode levar à hipertensão em pessoas com predisposição genética.
Principais fontes: Sal, azeite.

Cálcio
A necessidade de cálcio são geralmente supridas por laticínios, especialmente leite e verduras verde-escuras. A maior parte do cálcio (90%) é armazenada nos ossos, com uma troca constante ocorrendo com o sangue, tecidos e ossos.
Sendo fundamental para o fortalecimento de ossos e dentes, o cálcio também é necessário para o funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico, contração muscular, coagulação sanguínea e pressão arterial.
Principais fontes: Laticínios,leite,iogurte,queijos,peixes ósseos,legumes,brócolis,repolho.

Flúor

Forma ossos e dentes; previne dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisia.
A necessidade de flúor é muito pequena; ele é recomendado apenas para gestantes para crianças durante a formação da segunda dentição.
Principais fontes: Agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.


Enxofre

Facilita a digestão; é desinfetante e participa do metabolismo das proteínas
Principais fontes: Nozes, alho, cebola, batata, rabanete, repolho, couve-flor, agrião, laranja, abacaxi


Manganês

Importante para o crescimento; intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1.
Principais fontes: Cereais integrais, amendoim, nozes, feijão, arroz integral, banana, alface, beterraba, milho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário