sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho de História (Elton) - Tema Livre.

Redes Sociais.

O trabalho a seguir será sobre redes sociais. Agora, uma breve introdução do que vem a ser uma rede social, quais os seus principais interesses e sobre o que aborda.
Rede social é uma estrutura social composta por pessoas, grupos e organizações, que estão conectados por vários tipos de relações, que compartilham valores, gostos e objetivos. Uma das características fundamentais para se definir as redes é a sua abertura a opinião, possibilitando maior senso crítico e discussões entre os participantes sobre determinados assuntos.
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
As redes sociais online podem ser classificadas em diferentes níveis, como exemplo redes de relacionamentos (facebook, Orkut, myspace, twitter), redes profissionais (Linkedln), redes comunitárias (de bairros ou cidades), redes políticas e outras que permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade.
As redes sociais têm adquirido grande importância na sociedade moderna, sendo caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. Sendo que, todo esse avanço contribui para uma maior participação democrática e mobilização social, servindo muitas vezes para divulgar manifestações políticas, sociais ou comunitárias.
Atualmente cientistas sociais como sociólogos, antropólogos e historiadores vêm dedicando uma atenção considerável ao fenômeno produzido pelas redes sociais. Como a historiadora paraibana Karina Souto que desenvolve um trabalho sobre sociabilidade docentes na rede social “Orkut”. “Acreditamos na possibilidade de estabelecer conexões entre as múltiplas possibilidades ofertadas pelo advento da comunicação mediada pelo computador e sua influência na sociedade e na vida cotidiana dos sujeitos envolvidos na pesquisa: os professores/as de história. Preocupamo-nos em historicizar as novas formas de interagir, estabelecer relações e formar comunidades, agregados virtuais, a partir da prática de uma escrita de si coletiva, adotada pelos professores nesse início de século, numa possível tentativa de troca de experiências.” (SOUTO, 2012 p. 11)

 As 10 Maiores redes sociais do mundo

1º. Facebook  – 1.191.373.339 de visualizações por mês
2º. 
MySpace  – 810.153.536
3º. 
Twitter  – 54.218.731
4º. 
Flixster  – 53.389.974
5º. 
Linkedin  – 42.744.438
6º. 
Tagged  – 39.630.927
7º. 
Classmates  – 35.219.210
8º. 
My Year Book  – 33.121.821
9º. 
Live Journal  – 25.221.354
10º. 
Imeem  – 22.993.608

Logo abaixo quatro das redes sociais mais acessadas e comentadas atualmente.


O twitter, mais conhecido como “tt” pelos jovens, é uma rede social inteiramente grátis usada pela internet, seu país de origem é o Estados Unidos, foi lançado dia 15 de julho de 2006, estimasse que haja mais de 175 milhões de usuários. O twitter além de você postar coisas de qualquer gênero serve também como um meio de publicação, manifestações, mas como qualquer outra rede também há seus defeitos como invasão de crackers, informações suicidas, casos de preconceito, e críticas á ele, pois muitas empresas sociais estão proibindo o uso do Twitter, pelo fato da limitação que é 140 caracteres e por isso, é prejudicial á um jornalismo de qualidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Bullet, a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, localizados nos estados Rio de Janeiro e São Paulo. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00. Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50h semanais conectados à Internet. Cerca de 60% dele é considerado formadores de opinião: possuem um blog; conhecem a ferramenta através de amigos ou posts em outros blogs. O Twitter permite um excelente intercâmbio de informações com diversas redes sociais, entre elas o Facebook, em que é possível com que tudo que o usuário poste no Twitter seja postado em sua conta do Facebook também e vice-versa, o Formspring.me e o Skoob, que permitem que o usuário envie mensagens pré-programadas para o Twitter através deles, e o Tumblr que dá a opção de que o usuário escolha a mensagem que será enviada para o Twitter.Com a criação do Twitter também surgiram diversas redes sociais dependentes dele que permitiam o envio de fotos e vídeos, como o Twitpic e o Twitvid. Outros, como o TwitDraw, permitiam que o usuário começasse um desenho e seus seguidores o completassem, e o Fun140 e LOLquiz que hospedam testes cujo resultado é enviado diretamente para o Twitter. Enfim, apesar de todos os seus defeitos, o twitter é uma ótima rede social e bastante utilizada nos dias atuais.

As cinco páginas de twitter mais acessadas em toda a rede são:

@ladygaga - 19, 845, 571 seguidores;
@justinbieber – 18. 183, 561;
@katyperry - 15, 608, 820 seguidores;
@shakira - 14, 450, 612 seguidores;
@rihanna - 14, 299, 730 seguidores;


Qual é o princípio do Facebook? 

Facebook é uma rede social, que é dizer que você criar sua conta gratuita e em troca você recebe uma página com seu nome, onde você pode compartilhar dicas, fotos ou esvaziado ; osso com seus amigos. 
O objetivo é criar a comunidade que irá ajudá-lo mais tarde vender o seu produto ou promover um produto ou serviço de um dos seus colegas (e cobrar uma comissão cruzamento). 

Quais são os benefícios do Facebook? 

 Facebook ajuda a manter um bom relacionamento com seus assinantes. 
 Facebook permite-lhe entrar em contato com seus colegas para estabelecer parcerias ou colaborar em um projeto. 
Ao participar na vida de diferentes grupos, você pode se tornar um perito nos olhos das pessoas em seu mercado, melhorando assim a sua credibilidade. 
Você pode enviar fotos ou vídeos em sua página. O objetivo é que seus amigos se sentem mais perto de você e que pode colocar um rosto em seu nome. 

Quais são as desvantagens do Facebook? 

 Qualquer coisa que você adicionar ao seu perfil podem ser visíveis para os seus amigos se o seu perfil é privado ou todos, se você decidir fazer o seu perfil público. Você deve ser cuidadoso em tudo o que dizem, porque depois que você disse, algumas situações podem derrapar. Ele não deve ter seu nome associado a palavra "fraude" ou "golpista". 
Se você não gerenciar o seu tempo, você pode passar longas horas lendo os perfis de seus amigos ou para atualizar o seu. Portanto, você deve limitar o tempo gasto por dia no Facebook, porque nós não devemos esquecer que não é só este site para fazer promoção do seu negócio. 
 Tenha cuidado para não divulgar muita informação pessoal, se você não quer ser assediado por algumas pessoas (um cliente decepcionado, por exemplo). 

Como você pode ver, existem mais vantagens do que desvantagens. 
É por isso Facebook se tornou a ferramenta de marketing quase obrigatório (pelo menos no mercado de Inglês), e os comerciantes Francophone começando a se interessar mais e mais.

Mark Elliot Zuckerberg (White Plains, 14 de maio de 1984) é um programador, empresário e filantropo norte-americano, que ficou conhecido mundialmente por ser um dos fundadores do Face book, a maior rede social do mundo. Zuckerberg fundou o Facebook em 2004, junto com Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, quando eram estudantes da Universidade HarvardNo ano de 2010, Zuckerberg foi nomeado pela revista Time como a Pessoa do Ano.


O Orkut foi criado em 2004, tinha como objetivo ajudar seus membros a conhecer pessoas do Brasil inteiro, e a se relacionar cada vez mais, a rede social virou muito utilizada pelo mundo inteiro, o Estados Unidos foi um dos primeiros alvos do Orkut a serem utilizados pelas pessoas, mais atualmente o Brasil e a índia tem mais usuários, o Orkut foi operado no Brasil devido ao crescimento de usuários e por causa dos crescimentos legais. Com o avanço da tecnologia o Orkut apresentou novas ferramentas, como sugestões de amigos na página inicial, chat, temas, por ter sua popularidade era ameaçado pelo Facebook. O orkut é um programa que não é particular, todos entram no orkut para ver fotos, mandar recados, adicionar, criar comunidades, entre outros.

Pontos Negativos: Pessoas que não tem princípio moral ficam pesquisando dados de suas futuras vítimas, se aproveitam da inocência de alguns usuários que divulgam informações de sua vida, se expõem de mais, infelizmente o Orkut tem muitos pontos negativos possui centro de pedofilia; local onde arruaceiros de gangues das torcidas organizadas esquematizam crimes.

Pontos Positivos: Com o Orkut você pode reencontra amigos, faz novos amigos, é um espaço onde você pode trocar fotos, publicar suas opiniões e interesses nas comunidades, entre outros.


Fundado em 2007 por David Karp, com o líder de desenvolvimento Marco Arment o Tumblr vem crescendo cada vez mais principalmente no Brasil onde os brasileiros perdem apenas para os Estados Unidos (país fundador) em número de usuários e acessos ilimitados todos os dias. O tumblr (Lê-se tamblêr) é uma plataforma de bloggins que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeos, músicas e “diálogos”. Com maioria de usuários entre 12 e 20 anos o tumblr pode ser considerado um “diário” virtual, onde eles conseguem extravasar um pouco por meio de textos que expressam o que estão sentindo, compartilhando o sentimento com outros jovens. Os usuários são capazes de "seguir" outros usuários e ver seus posts em seu painel chamado dashboard. Também é possível "gostar" (favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs. O sistema de personalização enfatiza a facilidade de uso, e por isso muitos usuários do site “blogspot.com” migraram para o tumblr, para uma maior facilitação de personalização da sua página, podendo deixá-la com o seu jeito. “O tumblr é o lugar que eu posso me encontrar, me relacionar com pessoas que passam ou entendem o meu problema”, “Meu cantinho, meu diário virtual, minha vida está escrita aqui” são alguns comentários expostos por usuários do tumblr que simplesmente não cansam de “extravasar”.

Dicas de tumblrs:


Pontos positivos e negativos das Redes Sociais

 A internet é um meio de comunicação usada por pessoas de todas as idades e de todos os cantos do mundo. Redes Sociais são sites criados para a interação de pessoas que buscam amizades e relacionamentos amorosos.
 Atualmente o poder das Redes Sociais é muito grande, ao ponto de, por exemplo, pessoas marcarem protestos e greves.
Devemos ficar atentos á alguns pontos importantes, sendo eles positivos e negativos.

Pontos positivos:

- É um meio acessível e as pessoas de todas as classes sociais pode utilizá-lo. 
- As pessoas podem se comunicar uma com as outras de um modo mais fácil, mesmo que estejam em diferentes lugares do mundo.
- Existem diferentes tipos de redes sociais, podendo assim, todos se agradarem. Dentro de algumas redes sociais existem grupos e comunidades, onde as pessoas podem encontrar outras com o mesmo gosto (seja musical, de time, religioso, etc) e trocarem ideias e informações entre si.

Pontos negativos:


- Privacidade: o uso de perfis de redes sociais causa desconfianças entre usuários e também em setores importantes da sociedade.
- As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e chegam a substituir os tradicionais relacionamentos.
- Em excesso, porém, o uso dos sites de relacionamentos pode ter um efeito negativo: as pessoas se isolam e tornam-se dependentes de um mundo de faz de conta, em que só se sentem à vontade para interagir com os outros   protegidos pelo   véu   da impessoalidade.





Referências:
 Wikipedia
SOUTO, Karina. Sociabilidades docentes no ciberespaço do Orkut. Dissertação de Mestrado em andamento. UFCG, 2012.

Grupo: Alice Nayara, Dállet Isla, Fernanda Moraes, Gabryelle Evaristo, Jade Matos e Mayrá Luana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário