sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho de Química ( Hugo)

Tema :  Principais íons no nosso organismo




Série : 1º ano  Médio

Aluna : Augusta Karolayne

Os principais íons no nosso organismo

Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde.
 
Os íons encontrados em grande quantidade (concentrações) no nosso organismo são chamados de macroelementos. Veja alguma das funções desempenhadas por alguns desses íons e as suas consequências de sua falta ou excesso.


Na+: Cátion sódio
Em nosso organismo ele tem como função controlar a pressão sanguínea e na propagar  os impulsos nervosos. Sua deficiência no organismo é causada pela perda muito grande de líquido, principalmente por causa de diarreias, uso inadequado de diuréticos, doenças renais   podendo causar letargia (“moleza”), fraqueza, redução da pressão arterial e convulsões.


Ca+2: cátion cálcio

Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas.


Aluna: Aline Laurindo 



Fe+2: cátion de ferro II ou ferroso

O metal ferro normalmente origina dois cátions: Fe+2 ou Fe+3. Embora o nosso organismo utilize somente o Fe+2, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe+3. Quando o Fe+3 entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte dele poder ser transformada em Fe+2.
A quantidade de ferro em nosso organismo varia de 3 a 5g, e cerca de 75% desse total faz parte da hemoglobina presente nas hemácias, a qual é responsável pelo transporte de gás oxigênio (O2) no processo da respiração.


 Aluna : Flávia Borba 




Potássio
Participa, juntamente com o sódio e o cloro, da manutenção do equilíbrio osmótico celular, ajudando a eliminar água em excesso do corpo e regulando o pH do sangue. Atua no metabolismo de carboidratos e proteínas. É encontrado em carnes, leite e muitos tipos de frutas, verduras e legumes.
 Aluno : Helton  Herculano




 Sódio
Principal cátion (íon positivo) do líquido extracelular. Importante no balanço de líquidos do corpo (atua na retenção de líquidos corporais); essencial para a condução do impulso nervoso. É encontrado no sal de cozinha, em alimentos marinhos, os de origem animal e industrializados. O consumo excessivo predispõe à hipertensão e sobrecarrega os rins.



Nenhum comentário:

Postar um comentário