domingo, 1 de abril de 2012

POSTAGEM 2 - Redação: 2 ano - André Medeiros, Andréia Batista, Anna Vitória, Danielle Santos, Deisiane Abreu, Fernanda Coutinho e Joziberto Maia

Quais as mudanças mais importantes apresentadas pelo censo 2010?
André Medeiros:
Em minha opinião, o censo 2010 poderia ter  sido melhor, se a área de território brasileiro fosse menor e se tivesse  mais acessibilidade a alguns municípios e sítios nas regiões, principalmente norte e nordeste. Eu acho que, se o Brasil fosse um pouco menor não existiria tanta pobreza, tantas pessoas morando na rua, o censo devera mostra mais adiante o número de casa  e o número de moradores, com certeza o numero atual não é exato, pois, muitas pessoas não abrem a "porta" para o censo. Ele mostra que em 2000 havia um crescente número de habitantes na região sudeste e sul do país, mais agora esta crescendo para o norte e centro-oeste. Mostra também o grande crescimento de mulheres no nosso país, que em minas gerais saiu uma reportagem que disse que a em BH 6 mulheres para cada homem. Foram visitados 67,6 milhões de domicílios, antigamente se via o medo de abrir a porta para o fiscal do IBGE, hoje em dia diminuiu muito esse receio, mas acho que “67,6 milhões" não é tudo que nos temos, à muitos lugares de difícil aceso, então isso também impede a pesquisa de abranger certas localidades.

Andréia Batista:
O resultado do censo 2010 indica que a população do Brasil aumentou muito nos últimos 10 anos. Também mostra que ela se tornou mais urbanizada. Indica que algumas regiões do Brasil, como o nordeste e sudeste, estão perdendo populações para outras regiões, isso significa que as pessoas estão de todas as formas procurando melhores condições de vida.  Um problema nada agradável que o censo constitui é a questão dos 6,1 milhões de domicílios vagos em todo país, alguns estão à venda, outros são para férias, enquanto isso muitas pessoas estão sem teto, por outro lado as pessoas estão cada vez mais contribuindo com o exaustivo trabalho de pesquisa do IBGE. Entretanto, houve diversas mudanças boas e ruins no censo 2010.

Anna Victória:
A região sudeste continua sendo a mais populosa do Brasil, junto  a este aumento , a população urbana cresce a cada ano., em dez anos 19 municípios  aumentaram o dobro de sua população, com isso é destaque em crescimento populacional, enquanto Belo Horizonte, Curitiba e Recife perderam posição em relação a população  frente aos números de 2000. O censo 2010, retratou um aumento da população brasileira, em torno de 20.933.524 pessoas. Em fim a população do Brasil é de 190.732.694 pessoas. 

Danielle Santos:
O censo 2010 apresentou  um aumento da população brasileira de 20.933.524 pessoas. Atualmente somos 190.732.694 pessoas. A região que continua sendo a mais urbanizada é a sudeste. O Aumento da  população urbana tem crescido  em decorrência da migração da área rural.O Amapá se destaca no crescimento populacional. Uma das mudanças mais importante foi o aumento da população do sexo feminino.

Deisiane Abreu:
Em 10 anos o crescimento da população brasileira foi 12,3%. O censo mostra que a população esta mais concentrada nas cidades do que no campo, que existe 3,9 milhões de mulheres a mais que os homens no Brasil. Mostra também que a região sudeste continua sendo a região mais populosa do Brasil e que Roraima é o estado menos populoso do país. Aconteceram algumas mudanças no ranking dos municípios mais populosos, muitos desceram, como Brasília e Manaus, mas outros subiram, como Belo Horizonte e Curitiba.

Fernanda Coutinho:
Para ter mais acessibilidade a alguns sítios e municípios na região norte e nordeste seria melhor se a área do território brasileiro fosse menor. Existe um índice de muita pobreza no Brasil. Muitas pessoas moram na rua, muita gente desempregada e sem ter o que comer. O índice de empregos e educação no Brasil são mínimos, há falta de oportunidade pra muita gente, e é por isso que a maioria cai no mundo do crime.Hoje em dia o receio de abrir a porta para o IBGE é muito menor, já foram visitados 67,6 milhões em domicilio. O resultado do Censo mostra que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja, existe muita mulher pra pouco homem.

Joziberto Maia:
O Brasil teve um grande avanço em números de escala. A população cresceu e o aumento em zonas urbanas também durante 10 anos. Com o desenvolvimento do país, as pessoas estão indo para cidades mais avançadas, onde a maioria se habita na região Sudeste, a região mais populosa do Brasil. A população feminina no Brasil está à frente da população masculina, existe mais mulheres que homens. Além disso, 10 anos atrás existia cerca de 23.760 brasileiros com mais de 100 anos, hoje em dia com certeza diminui bastante, as pessoas estão morrendo mais cedo, começando pelos jovens. Enquanto aos domicílios, a quantidade só aumentou tanto ocupados como vagos, fechados ou de uso ocasional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário