sábado, 14 de abril de 2012

Trabalho de Gramática

Série: 1º Ano Médio 

Ai! Se sêsse!…

Zé da Luz 

Se um dia nós se gostasse;

Se um dia nós se queresse!
Se nós dos se impariásse,
Se juntinho nós dois vivesse!
Se juntinho nós dois morasse
Se juntinho nós dois drumisse;Se juntinho nós dois morresse!Se pro céu nós assubisse?Mas porém, se acontecessequi São Pêdo não abrisseas portas do céu e fosse,te dizê quarqué toulíce?E se eu me arriminassee tu cum eu insistisse,prá qui eu me arrezorvessee a minha faca puxasse,e o buxo do céu furasse?…Tarvez qui nós dois ficassetarvez qui nós dois caíssee o céu furado arriasse


e as virge tôdas fugisse!!!

Comentários:


Augusta Karolayne


Neste poema o escritor Zé da Luz por ter nascido no Nordeste em Itabaiana interior da Paraíba quis enfatizar a linguagem de sua região,que tem como principal característica a fala "arrastada".A linguagem das pessoas variam de lugar para lugar , cada região tem um modo de falar e figuras de linguagem que muitas vezes pessoas de outros lugares ao chegarem lá estranham.



Aline Laurindo

A variação regional é usada no texto,mostrando que no modo que as regiões variam o comportamento e modo de falar e até de pensar varia pois a região que a pessoa vive enfluencia em tudo na sua vida  por isso quando alguem viaja sente a diferensa na linguagem das pessoas e até na fé por isso que muita  gente estranha quando vai ao enterior e ver a maneira de falar que pra algums pode parecer até brincadeira mas que na verdade é apenas a linguagem regional.


Flávia Borba 


A linguagem desse texto mostra as caracteristicas de uma fala rural, de alguém que mora no interior. O escritor Zé da Luz nasceu no interior da Paraiba e esta deve ser a provável causa da linguagem deste texto, uma linguagem regional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário