quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Trabalho de Química


Alunas: Tatiele Acosta e Ane Caroline
Prof°: Henrique

CARBOIDRATOS:
·         Conceito
·         Classificação
·         Funções
·         Fontes de obtenção

Conceito: É a principal fonte de energia do organismo. Os carboidratos são um grupo de substancias químicas formado por moléculas simples, conhecidas como sacarídeos. Estes são combinados para formar os dois tipos mais importantes de carboidratos: açúcares e amidos. Os açúcares são carboidratos simples, formados por uma ou duas moléculas de sacarídeos ligadas. Têm sabor adocicado. Dois dos açúcares mais comuns são: a sacarose (açúcar de cana) e a lactose (açúcar de leite). Os amidos são carboidratos complexos com no mínimo dez moléculas de sacarídeos. Entre as boas fontes de amidos estão: cereais e derivados, os tubérculos e as frutas.
Classificação: Dependendo de sua composição, hidratos de carbono podem ser classificados em:
SIMPLES

• Monossacarídeos: glicose e frutose;
• Dissacarídeos: formados pela união de dois monossacarídeos idênticos ou diferentes, lactose, maltose, sacarose, etc;
• Oligossacarídeos: polímeros de até 20 unidades de monossacarídeos.


COMPLEXO

• Polissacarídeos: são formados pela união de mais de 20 monossacarídeos simples;
• A função de back-up: amido, glicogênio e dextran;
• Função estrutural: celulose e xilanas.
Funções: A função de energia. Cada grama de carboidrato fornece 4 Kcal de energia. Ocupam o primeiro lugar na necessidade diária de nutrientes, pois fornecem o combustível necessário para as funções fisiológicas do organismo físico e psicológico.
Depois de comer, os carboidratos são hidrolisados a glicose, a substância simples. A glicose é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso central (SNC) diariamente, o nosso cérebro consome cerca de 100 g. glicose, quando estamos em jejum, SNC utiliza corpos cetônicos que existem em baixas concentrações, é porque em termos de hipoglicemia podem sentir tonturas ou cansaço.

Eles também ajudam o metabolismo de gordura e evitar a oxidação de proteínas. A fermentação da lactose ajuda o crescimento da flora bacteriana favorável.
Fontes de obtenção: Vegetais - cereais (arroz, trigo, milho, aveia, cevada), raízes e tubérculos (batata inglesa, batata doce, mandioca, beterraba, inhame), leguminosos (feijão), frutas, doces e entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário