segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Formação do estado de Israel e Guerras Árabe-Israelense


Prof. Sergio
Grupo: Andréia Batista
            Anna Victória
            Daniele Santos
            Deisiane Abreu
            Fernanda Coutinho
            Jenifer Sampaio
            Joziberto Maia
            Rafaella Monteiro

2º ano médio


Formação do Estado de Israel
Com o fim da Segunda Guerra Mundial,o mundo se deparou com as sequelas de anos de crueldade: judeus sendo exterminados nos campos nazistas.Com isso,as organizações voltadas para ajuda humanitária passaram a resgatar os judeus que sobreviveram aos campos de concentração e embarcá-los clandestinamente para a Palestina.A Inglaterra tentou de todas as formas barrar o desembarque dos refugiados,lembrando que a Palestina era concessão Britânica.
O fato sensibilizou a opinião pública mundial e revigorou a ideia de criação de um Estado Judeu e o Estado Árabe.A revolta dos países Árabes foi imediata à criação do Estado de Israel.Isso culminou no primeiro conflito árabe israelense,com o apoio militar e financeiro recebido de outras nações,Israel venceu a Guerra e dominou mais da metade do território reservado aos Árabes no plano de divisão da ONU.

Guerras Árabe-Israelense
Conhecida pelos israelenses como Guerra da Independência ou Guerra da Libertação, ocorreu em 1948. A guerra foi decretada pelos estados árabes, que haviam rejeitado o plano da ONU, segundo o qual a Palestina seria dividida em um estado árabe e um estado judeu.
Os conflitos começaram em 15 de maio de 1948, após a declaração de independência de Israel.
No dia 14 de maio de 1948, termina oficialmente o mandato britânico da Palestina. Já numa fase adiantada da guerra na Palestina, David Ben-Gurion declara a independência do estado de Israel. Durante o dia o estado é proclamado em várias partes do território.
Os estados árabes vizinhos decidem intervir. Exércitos Egito, Árabe, Líbano, Síria e Transjordânia, com apoio político de outros políticos de outros países, entram na Palestina. Começando assim a 1ª de inúmeras guerras do conflito árabe-israelense. A guerra foi vencida pelos israelenses, que ampliou seu domino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário