terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Carboidratos

Prof. Henrique
Grupo: Andréia Batista
            Anna Victória
            Daniele Santos
            Deisiane Abreu
            Fernanda Coutinho
            Joziberto Maia
2º ano
                                                   Carboidratos

 Conceito:
Combustível perfeito para o bom funcionamento do corpo e para o cérebro. Biomoléculas que abundam na natureza, os carboidratos ou hidratos de carbono, são as moléculas que tem uma valiosa importância e que para os seres humanos serve como uma verdadeira fonte e reserva de energia sumamente para a estrutura do corpo e são as matérias primas importantes no desenvolvimento e no funcionamento do organismo.
O cérebro humano se alimenta de uma única fonte de energia e essa energia provém dos carboidratos.
Não somente o cérebro é beneficiado pelos carboidratos, mas o fígado, os músculos e o sangue funcionam melhor com a ingestão destas biomoléculas.
Os carboidratos são muito importantes para a fabricação para o organismo permitindo que o mesmo produza energia devido ao consumo de carboidratos. Para o desempenho de um esportista os carboidratos são considerados a maior fonte de nutrientes.
Os carboidratos estão formados por carbono, hidrogênio e por oxigênio. Também são denominados como açucares ou amiláceos, sacarídeos, glicídios, oses e hidratos de carbono.
Dentro do que destaca na definição de carboidratos vale a pena descrever as funções que estas biomoléculas desempenham no organismo e a mais importante delas é a produção de energia, são os carboidratos os que proporcionam a realização do funcionamento metabólico, aquilo que se conhece como movimento.
O corpo necessita de uma quantidade de carboidratos para poder mover-se, e sem a presença destes elementos o corpo padece e começa a falhar; exemplo, se uma pessoa que pratica exercícios periodicamente e consume carboidratos, está perfeitamente preparada para os esforços exigidos na prática destes exercícios, se é ao contrário, se não se alimenta com uma base de carboidratos, aquele que pratica exercícios físicos corre um sério risco de ver-se prejudicado e estaria forçando o corpo de uma forma errônea devido a não ingestão de carboidratos já que os mesmos são fontes de energia.
Os carboidratos também são responsáveis pela rigidez, pela consistência e pela elasticidade das células do organismos, portanto desempenham uma função de muita importância em todo o organismo. Uma dieta à base de carboidratos é a ideal para todos aqueles que forçam o corpo de uma forma ou outra.

Classificação
Carboidratos, também chamados de hidratos de carbono, açúcares são a fonte mais abundante e econômica de energia dos alimentos da nossa dieta.
Ambos estão presentes em alimentos de origem animal como leite e seus derivados, tais como aqueles de origem vegetal, legumes, cereais, farinhas e frutas.

Dependendo de sua composição, hidratos de carbono podem ser classificados em:
Simples
Monossacarídeos: glicose e frutose
Dissacarídeos: formados pela união de dois monossacarídeos idênticos ou diferentes, lactose, maltose, sacarose, etc
Oligossacarídeos: polímeros de até 20 unidades de monossacarídeos.

Complexo
Polissacarídeos: são formados pela união de mais de 20 monossacarídeos simples.
A função de back-up: amido, glicogênio e dextran.
Função estruturais: celulose e xilanas.


Funções
A função de energia. Cada grama de carboidrato fornece 4 Kcal de energia. Ocupam o primeiro lugar na necessidade diária de nutrientes, pois fornecem o combustível necessário para as funções fisiológicas do organismo físico e psicológico.
Depois de comer, os carboidratos são hidrolisados a glicose, a substância simples. A glicose é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso central (SNC) Diariamente, o nosso cérebro consome cerca de 100 g. glicose, quando estamos em jejum, SNC utiliza corpos cetônicos que existem em baixas concentrações, é porque em termos de hipoglicemia podem sentir tonturas ou cansaço.
Eles também ajudam o metabolismo de gordura e evitar a oxidação de proteínas. A fermentação da lactose ajuda o crescimento da flora bacteriana favorável.
  
Carboidratos e fibras vegetais
Fibra dietética (encontrado em carboidratos complexos) tem uma série de benefícios, ajuda a regular o colesterol, prevenir o câncer de cólon, regula o movimento do intestino e para se opor aumento da glicose no sangue (muito benéfico para diabéticos) aumenta volume de fezes e aumenta a sensação de saciedade, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento.
Foi também demonstrado que os alimentos ricos em fibras solúveis reduzem os níveis de colesterol, obtém maior efeito do que os insolúveis vegetais ricos em fibras como farelo para modular a absorção de gordura, colesterol e açúcares no intestino.
A exigência diária recomendada é de 30 gramas por dia, obtida por frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
Grandes doses de fibra (> 30 g por dia) tem efeitos prejudiciais, pois afeta a absorção de certos nutrientes, como cálcio, zinco e ferro.
A fibra dietética não é considerada um nutriente porque não tem valor calórico, nosso corpo não consegue absorver e metabolizar a energia.
Ele inclui todas as substâncias vegetais que o nosso sistema digestivo não consegue digerir, atuando principalmente no combate a constipação intestinal de trânsito.

Exigência diária de carboidratos na dieta
Em uma dieta balanceada, ingestão de alimentos ricos em carboidratos é de 55%, 30% de gordura e 15% de proteína.
Dentro dos carboidratos simples ou de rápida assimilação, tais como doces: biscoitos, chocolates, geléias e doces. E absorção lenta ou complexa como cereais integrais, frutas frescas e legumes, laticínios e verduras.
Então, se você quiser controlar o nosso peso, evitar quedas bruscas de açúcar no sangue e os efeitos que têm sobre o nosso humor, é preciso limitar os açúcares simples e concentrado na assimilação do complexo ou lento. 


Fontes de Obtenção de Carboidratos:
Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao nosso organismo, podemos citar dentro deste grupo energético: os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc),
Ø   Os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e
Ø  Os açúcares (mel, frutose, etc).

Os  carboidratos divide-se em três grupos principais como :
Ø  monossacarídeos,
Ø  dissacarídeos e
Ø  polissacarídeos.
Os   monossacarídeos e  dissacarídeo são conhecidos  como carboidratos simples, formado pelos açúcares, estando presente em doces e nas massas, arroz, etc. apresentam –se na maior parte das fibras que podem ser dissolvidas na água , as solúveis.
 e os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos, estes os carboidratos  insolúveis , como o próprio nome diz, eles não dissolvidas na água.
Os carboidratos são muito importante  ao nosso organismo, uma vez que por meio deles que as nossas  células obtêm energia, indispensáveis  para a realização  das funções metabólicas. Estudos estabelecem uma exigência diária mínima de 130 gramas de carboidratos. Deve-se usar uma quantidade certa de hidratos de carbono, no momento certo e carboidratos específicos, importante para o consumo correto
     Podemos encontrar como  principais fontes de carboidratos (alimentos ricos em carboidratos ) em:
Ø  Pães
Ø  Bolos
Ø  Arroz
Ø  Salgadinhos feitos com farinha de trigo (coxinha, pastel etc )
Ø  Pizza
Ø  Macarrão e outras massas (lasanha, canelone, etc)  
Ø  Milho

Um comentário:

  1. Caramba, muito legal seu site, explica muito bem sobre os carboidratos e os alimentos que contém.
    Depois entre no nosso site para ver ainda mais a respeito, tá muito legal.

    ResponderExcluir