sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Trabalho de Química/Hugo - 3º ano

Alumínio 

Oalumínioé umelemento químicodesímboloAldenúmero atômico 13 (treze prótonse trezeelétrons) commassa atómica27u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elementometálicomais abundante dacrosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixoponto de fusãolhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta suavida útile a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade deenergianecessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além dasimplicações ecológicasnegativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção doalumínio primário. 
É dado aFriedrich Wöhlero reconhecimento do isolamento do alumínio, em1827. 

- Produção do alumínio 
O método atualmente utilizado para a obtenção do alumínio é o da eletrólise daalumina (óxido de alumínio), que é obtida da bauxite. Um recipiente de ferro,revestido com carbono, é enchido com criolite e aquecido eletricamente atécerca de 800 ºC. Para a eletrólise, utiliza-se um conjunto de elétrodos decarbono como ânodo, enquanto que o próprio recipiente funciona como cátodo.O oxigénio libertado combina-se com o carbono do ânodo para formar dióxido decarbono, ao passo que o alumínio se deposita no fundo do recipiente. Com aadição de mais alumina, o processo é continuado, sendo o metal retirado poucoa pouco do recipiente. 

- Bauxita 
O alumínio é o terceiro elemento mais abundante da crosta terrestre. Há vários minerais diferentes. A bauxita é a matéria-prima mais comum para fabricar a alumina destinada à produção do metal de alumínio. As jazidas de bauxita se encontram principalmente num largo cinturão em torno do Equador. As minas de bauxita da Hydro estão localizadas no estado do Pará, na região Norte do Brasil. Uma parte significativa da bauxita da Hydro passa por refinamento nas próprias unidades da empresa, enquanto outra parte é vendida diretamente a outras empresas. 

- Alumina 
A matéria-prima necessária para produzir alumínio primário é o óxido de alumínio, também conhecido como alumina. Trata-se de um pó branco produzido pelo refino de bauxita. São necessárias cerca de duas toneladas de alumina para produzir uma tonelada de alumínio pelo processo de eletrólise. A alumina também é usada para uma série de outros fins, por exemplo, a purificação de água e como aditivo em diversas aplicações. 


E neste site tem explicando um monte de coisinhas legais sobre a produção de Aluminio: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/aluminio-ocorrencia-obtencao-industrial-propriedades-e-utilizacao.htm

Alunos: Álef Huan, Beatriz Araújo e João Neto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário