segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Trab Química/Hugo 3° ano Aracely Coutinho


Equilíbrio Químico: Produção de Amônia


            Pesquisada pela primeira vez por Claude Louis Berthollet, um químico francês, a situação no qual a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química continua constante ao longo do tempo é chamada de Equilíbrio Químico.
            Tecnicamente, todas reação química acontece em ambos sentidos, ou seja, reagente se transformando em produto e produto voltando a ser reagente. Mas, em reações de combustão, por exemplo, todos os reagente são transformados em produtos, mas o contrário não acontece. Essas reações são chamadas de “irreversíveis”.

figura.3.JPG

            Amônia é um composto químico, no qual a molécula é formada por um átomo de Nitrogênio (N), e três átomos de Hidrogênio (H), ou seja, NH3. Apresentando geometria piramidal, sua molécula é plana. Reage como uma base se transformando em um íon amônio (NH4+ ) em uma solução aquosa.
            O processo de Haber-Bosch, para a obtenção da amônia, se baseia nos gases hidrogênio e oxigênio são misturados diretamente a uma temperatura de 500°C, e pressão de 20 MPa, como catalisador é usado o ferro. A reação da síntese é: N2(g) + 3H2(g) 2 NH3(g).
                A reação é de verdade, uma reação de equilíbrio químico elevadamente exotérmica na direção de produção da amônia. Para que haja a produção de amônia, é necessário obter o oxigênio do ar atmosférico destilado fracionadamente previamente, e o hidrogênio é produzido a partir do gás natural.
            05.jpg


Bastante usado em ciclos de refrigeração (compressão), e também em processos de absorção em combinação com a água. É usado na agricultura através de seus derivados (ureia e nitrato de amônio) como fertilizantes. Além de ser componente de produtos de limpeza e ácido nítrico.
A amônia pode ser perigosa se usada de forma incorreta em forma de inalação, ingestão, contato com pele e olhos, por ter um alto poder corrosivo e possibilidade de produzir queimaduras. É biodegradável, as plantas as absorvem com facilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário