quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Redação - Entrevista com um médico sobre a saúde no estado Paraibano.

Hoje vamos falar sobre a saúde no estado da Paraíba, abordando temas como: a situação da mesma, os investimentos necessários nessa área e outros assuntos que nos mostrarão um pouco desse quesito no estado paraibano. Entrevistaremos o médico Eguimar Fernandes (33), CRM: 5767, especializado em Ginecologia e Obstetrícia. Formado em 2003, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.


Para começar, como está, no geral, a saúde no estado da Paraíba?

Um caos. Pacientes do SUS enfrentam filas de espera gigantescas para conseguir de uma consulta em uma especialidade básica como a minha e até mesmo para ter acesso a uma cirurgia de urgência. Isso traz danos irreversíveis à saúde das pessoas. A saúde privada enfrenta os mesmos problemas, com um número reduzido de profissionais e hospitais que atendem os planos de saúde, os seus usuários sofrem para ser atendidos adequadamente.

A respeito de novas tecnologias, há alguma inovação na saúde do estado? Se sim, o quê?

Sim, temos desde equipamentos de imagem de última geração no estado como tomografia computadorizada tesla, realizamos cirurgias de transplante, temos a oportunidade de realizar cirurgias cada vez menos invasivas com o uso da videolaparoscopia, mas esses avanços, infelizmente não são para todos.

Quais são os investimentos necessários para que o número de inovações tecnológicas avance e proporcione uma melhora da saúde da população paraibana e por parte de quem o investimento vem?

São investimentos de grande monta. Esse investimento tem que partir do estado, através das prefeituras, governo do estado e governo federal, assim como dos empresários do ramo hospitalar.

A rede SUS da Paraíba oferece um bom atendimento?

Oferece um atendimento de péssima qualidade.

O SUS pode melhorar? Se sim, em quê?

Pode melhorar como podemos melhorar o atendimento em todas as áreas estatais. Começando com o respeito ao usuário. Trazer e fazer uma nova mentalidade, tratando o paciente de forma cordial e tentando resolver seus problemas. Investimento em estrutura física dos hospitais e postos de atendimento; investimento em organização e tecnologia, fazendo com que a perda de tempo dos usuários seja minimizada, encaminhando-os adequadamente para profissionais que resolvam seus problemas de saúde; Remuneração adequada aos profissionais que cuidam da saúde, para que eles tenham uma carga horária adequada, diminuído a chance de erros e fazendo com que esses profissionais tratem de forma mais humana os usuários do SUS.

E a rede privada de saúde? Há algo que deveria mudar?

Sim, claro. Existem vários direitos dos usuários de planos de saúde que são desrespeitados diariamente. Por exemplo, acesso a consulta médica em especialidade básica em menos de 15  dias, atendimento de urgência de qualidade, o direito de ser atendido por médico de preferência, mesmo não credenciado, sendo reembolsado quando isso ocorrer.

Quanto ao curso superior, a Paraíba forma bons médicos?

Basta dizer que temos alguns dos melhores médicos do Brasil hoje formados aqui na Paraíba. Na média, temos um bom nível comparado ao restante do Brasil.

Para finalizarmos, há alguma diferença entre faculdade de medicina em universidades públicas para as particulares? Se sim, o quê?

Existe. São inúmeras. Temos vantagens e desvantagens em ambas. Enquanto as escolas publicas sofrem com as constantes greves e o sucateamento de sua estrutura, com uma remuneração inadequada a seus professores, as particulares tem, no geral, estudantes com uma seleção menos rígida. Como regra geral poderia dizer que qualquer estudante em qualquer universidade tem chances de fazer um curso de medicina de qualidade na Paraíba. Vai depender do nível de esforço desprendido e das oportunidades encontradas por esse aluno.

Diante disso, concluímos que, a saúde no estado Paraibano está um tanto precária, precisando urgentemente de soluções vindas, principalmente, do governo e da prefeitura para uma melhoria nos postos de saúde e hospitais da Paraíba. Agradecemos ao senhor, Doutor Eguimar Fernandes, pela atenção e paciência conosco e queremos parabenizá-lo por uma profissão tão bela e almejada! Muito sucesso!

Grupo: Dállet Isla, Fernanda Moraes, Gabriel Paiva, Marina Monteiro e Milton Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário