quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Trab História/Sérgio 3° ano médio

Professor: Sérgio
3° ano médio
Grupo: Aracely Coutinho, Brunna Yara, Felipe Borba, Tatiana Ariela, Nathália Costa, Thainá Lacerda, Mateus Henrique, Kelner Lucas, Paulo Henrique, Sandyerlly Paz


Antônio Conselheiro

Conhecido por Antônio Conselheiro, Antônio Vicente Mendes Maciel nasceu no interior do Ceará, no ano de 1830. Foi professor, comerciante e advogado. Passou a vagar pelos sertões do Nordeste desde que foi abandonado pela sua esposa. Em 1893, chegou em Canudos, onde se tornou líder e conseguiu milhares de seguidores.
Defendia que a república – que tinha sido instalada a pouco tempo – era anti-Cristo, levando em conta que o governo eleito seria uma profanação da Igreja Católica. Acreditava também que as cobranças de impostos feitas de forma violenta,o casamento civil e a separação entre Igreja e Estado era a maior prova do ‘fim do mundo.’

Guerra de Canudos

Fome, seca, miséria, violência e abandono político, esses eram os problemas enfrentados pelos nordestinos no final do século XIX, sendo os mais afetados os mais carentes. O governo precisava de verba para poder pôr em prática todos os planos. E para isso cobrava impostos sob violência no interior do estado.
Então, em 1896, foi iniciado um conflito civil no sertão da Bahia, entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que era um beato que dizia acreditar que foi enviado por Deus, para acabar com as diferenças sociais, assim como casamento civil e cobrança de impostos.
Com seu discurso convincente, Conselheiro conseguiu reunir um número considerável de seguidores, que acreditam que ele seria a solução da extrema pobreza em que viviam. Arraial de Canudos era uma pequena aldeia ao redor da Fazenda Canudos. Com a chegada de Conselheiro, o número de habitantes cresceu consideravelmente chegando a 25 mil.
O movimento tomou uma proporção tão grande, que o governo baiano já não conseguia mais controlar a revolta, e pediu ajuda a República, que teve problemas pra controlar os adeptos. Rumores foram criados afirmando que Conselheiro estava se preparando para atacar as cidades vizinhas rumo à capital para depor o governo republicano e instalar novamente a monarquia. A partir dessa possibilidade – sem nenhuma comprovação – o exército foi mandado a Canudos três vezes e todas saíram de lá derrotados. O que gerou um verdadeiro terror. Então o exército se armou fortemente e ganharam a quarta batalha, resultando na destruição total de Canudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário