terça-feira, 11 de setembro de 2012

Trab. de Química/Hugo 3° ano


QI-INTERMARES
ALUNA: SANDYERLLY PAZ
SÉRIE:3°ANO/ENSINO MÉDIO
MATÉRIA: QUIMICA
PROFESSOR:HUGO

Equilíbrio Químico: Produção da amônia

 O processo de Haber-Bosch
É o mais importante método de obtenção da amônia, Neste processo os gases nitrogênio e hidrogênio são combinados diretamente a uma pressão de 20 MPa e temperatura de 500°C, utilizando o ferro como catalisador. Para a produção da amônia, o nitrogênio é obtido do ar atmosférico previamente destilado fracionadamente e o hidrogênio produzido a partir do gás natural.

Reação de síntese do amoníaco:

N2(g) + 3 H2(g) = 2 NH3(g)
A reação é na realidade uma reação de equilíbrio químico altamente exotérmica na direção de produção de amônia.

Utilização

Muito usado em ciclos de compressão (refrigeração) devido ao seu elevado calor de vaporização e temperatura crítica. Também é utilizado em processos de absorção em combinação com a água. A amônia e seus derivados ureia, nitrato de amônio e outros são usados na agricultura como fertilizantes. Também é componente de vários produtos de limpeza. Outro produto importante derivado da amônia é o ácido nítrico.
Planta industrial moderna na Malásia para produção de amônia através do processo Haber- Bosch

Vantagens
Possui boas propriedades termodinâmicas, de transferência, de calor e de massa, em particular dentro das condições definidas pelos serviços e o rendimento das máquinas utilizando amoníaco é dos melhores.
É quimicamente neutra para os elementos dos circuitos frigoríficos, com exceção do cobre.
O amoníaco não se mistura com o óleo lubrificante.
Não é sensível na presença de ar úmido ou de água.
É facilmente detectável em caso de fuga por ser muito leve e, desta forma, é muito difícil ter uma falha de circuito.

A amônia é fabricada para muitos mais usos além da refrigeração, o que permite a manutenção do seu preço baixo e acessível. Em qualquer caso, o preço do amoníaco é muito inferior ao custo total da maioria dos outros refrigerantes e para além disso, quantidades inferiores permitem o mesmo efeito.

    OBS:  Estas características fazem com que a amônia entre num mercado muito competitivo em termos de empresas, fábricas e máquinas de refrigeração



Nenhum comentário:

Postar um comentário