quarta-feira, 6 de junho de 2012

Trabalho de Quimica - 2º Ano Médio - QI Intermares





Trabalho de Quimica - Diferença entre Gorduras Cis e Trans - Escolhido pelo professor Henrique, Realizado por Raquel Coutinho:
GORDURA TRANS E GORDURA CIS
As gorduras trans, geralmente contidas nos produtos industrializados como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote e biscoitos servem, tanto para melhorar a consistência de alguns alimentos como também para prolongar a validade deles nas prateleiras dos supermercados. É a gordura vegetal hidrogenada. O consumo excessivo desses tipos de alimentos pode provocar danos à saúde, já que reduzem os níveis de colesterol bom (HDL) e aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL), contribuindo para o aparecimento de placa de gordura em veias e artérias (arterio escleroma)
        
Já as gorduras cis são um tipo de gordura que o organismo absorve e aproveita. São encontradas nas gorduras de origem vegetal, porém, quando elas reagem com o oxigênio, transformam-se em gordura saturada. Quando os lipídeos são conservados de maneira inadequada, as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados podem formar radicais livres. Estes reagem com o oxigênio do ar (oxidação) e formam produtos que alteram as características dos lipídeos. Essa gordura é chamada cis porque vem de ácidos graxos insaturados e são comumente encontradas em gorduras vegetais


 A gordura trans é produzida industrialmente, num processo chamado de hidrogenação. Esse processo inicia-se com um ácido graxo insaturado (com pelo menos uma dupla ligação entre carbonos). Essa gordura é submetida à pressão e temperatura específicas, o que faz com que sua estrutura química se modifique. Essa alteração em sua estrutura química faz com que a gordura trans possua características físico-químicas diferentes da gordura insaturada que a originou.
Depois do processo de hidrogenação, a gordura trans passa a ter uma maior estabilidade química e a ser sólida em temperatura ambiente, ao contrário da gordura insaturada (que é líquida em temperatura ambiente) da qual o ácido graxo trans foi originado.
Quimicamente as moléculas da gordura trans se apresentam de forma semelhante as das gorduras não TRANS, contudo, ambas possuem características diferentes. Nas moléculas de gordura TRANS, os átomos de hidrogênio se ligam aos átomos de carbono na conformação TRANS, ao contrário das gorduras não saturadas que se apresentam na forma CIS.




"A maioria dos ácidos graxos encontrados naturalmente nas fontes lipídicas que ingerimos possui isomeria cis. Ou seja, a configuração usual das duplas ligações moleculares desses ácidos é a cis", explica Maria das Graças Tavares do Carmo, professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ.
Ácidos graxos com isomeria trans. "São aqueles que têm uma ou mais duplas ligações na configuração trans", especifica a nutricionista. Segundo ela, na dieta habitual consumimos uma pequena, porém não desprezível quantidade desses ácidos. "Baixas quantidades deles podem ocorrer naturalmente em alimentos como leite, manteiga e gordura da carne de boi, como resultados da bio-hidrogenação em ruminantes", observa Maria das Graças. Estes são os trans de origem natural e alguns desses isômeros podem ter efeitos benéficos para a nutrição e saúde humana.                              

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário