quarta-feira, 13 de junho de 2012


Jogo Sudoku


Relação com a matemática
    O problema geral de solucionar enigmas Sudoku em tabuleiros n2 x n2  de blocos  é conhecido como NP-completo. Isto dá algumas indicações de porque o Sudoku é difícil de resolver. Contudo, em tabuleiros de tamanhos finitos o problema é finito e pode ser solucionado através de um autômato finito probabilístico que conhece toda a árvore do jogo. Solucionar enigmas Sudoku (assim como qualquer outro problema NP-difícil) pode ser expresso como um problema de preenchimento gráfico de cores. O objetivo do enigma em sua forma padrão é construir gráfico apropriado de nove colorações, informando parcialmente as nove colorações. O gráfico em questão tem 81 vértices, uma interpolação em cada célula da grade. Os vértices podem ser rotulados com os pares ordenados , onde x e y são números inteiros entre 1 e 9.

Sobre o jogo
    O Sudoku é um jogo de lógica interessante para se treinar o cérebro, pois é necessário criar e utilizar estratégias para colocar os números faltantes numa tabela 9x9. O posicionamento dos números deve levar em conta algumas regras, o que vai depender do estilo do Sudoku que está sendo jogado. Os estilos de Sudoku mais famosos são: o normal, o Mini Sudoku, o Cross Sum Sudoku, o Killer Sudoku, o Hyper Sudoku e o Sudoku Desigual.

Estratégias
. O número mais utilizado
    Uma maneira fácil de resolver Sudoku é ter conhecimento de umas estratégias (técnicas). É por isso que listaremos e explicaremos, de maneira simplificada, algumas estratégias de resolução. É importante ressaltar que as estratégias devem ser utilizadas ao mesmo tempo para obter melhores resultados.
. Número escondidos
    Esta técnica é um pouco mais avançada. Ele exige que você marque os possíveis números que podem ocupar cada uma das posições de uma coluna, uma linha ou subgrupo 3x3. A partir disso, podemos ter algumas situações: 
. Caso apareça duas posições que apresentem exatamente duas possibilidades e elas sejam iguais (exemplo: numa linha qualquer, o primeiro e o quarto quadrado tem como possibilidades apenas os números 3 e 7), isso permite que esses dois números sejam removidos das possibilidades do “grupo” analisado (linha, coluna ou subgrupo);
. A situação de cima também vale para três posições que apresentem exatamente três possibilidades iguais.

 História
    O puzzle foi projetado por Howard Garns, um arquiteto aposentado de 74 anos de idade e construtor independente de puzzles, baseando-se, provavelmente, no quadrado latino, uma construção matemática criada pelo suíço Leonhard Euler no século XVIII. Garns adicionou ao quadrado latino apresentou sua nova criação como uma grade parcialmente preenchida onde o solucionador deveria preencher os demais quadros vazios. As primeiras publicações do sudoku ocorreram nos Estados Unidos no final dos anos 1970 na revista norte-americana Math Puzzles and Logic Problems, da editora Dell Magazines, especializada em desafios e quebra-cabeças. A editora deu ao jogo o nome de Number Place, que é usado até hoje nos Estados Unidos.
    Em 1984, a Nikoli, maior empresa japonesa de quebra-cabeças, descobriu o jogo e decidiu levá-lo àquele país. O nome Sudoku é a abreviação japonesa para a longa frase,suuji wa dokushin ni kagiru que significa os dígitos devem permanecer únicos; e é uma marca registrada da Nikoli. Em japonês a palavra é pronunciada [sɯːdokɯ], em português pronuncia-se sudoku. Em 1986, depois de alguns aperfeiçoamentos no nível de dificuldade e na distribuição dos números, o sudoku tornou-se um dos jogos mais vendidos do Japão, onde os jogos numéricos são mais populares que palavras-cruzadas e caça-palavras, que não funcionam muito bem na língua japonesa. Outras editoras japonesas que lançaram o produto referem-se ao jogo como colocando os números, ou como "Nanpure". Algumas editoras não japonesas soletram o título como "Su Doku".
     Apesar de toda a popularidade no Japão, o sudoku não conseguiu atrair a mesma atenção no Ocidente até o fim de 2004, quando Wayne Gould - um juiz aposentado de Hong Kong, que também era fã de quebra-cabeças e programador de computador - viajou a Londres para convencer os editores do The Times a publicar o sudoku. Gould havia criado um programa de computador que gerava jogos de sudoku com vários níveis de dificuldade e não estava cobrando nada por ele. O Times decidiu arriscar e no dia 12 de novembro de 2004 publicou seu primeiro sudoku.
    No Brasil, o Sudoku é publicado pelas Revistas Coquetel (Ediouro) desde o Setembro de 2005. Em Portugal, ele começou a ser publicado em Maio de 2005 pelo jornal Público e actualmente já existem muitas publicações portuguesas de formato bolso, como é o caso do Extreme Sudokus da Editora Momentos de Relax ou Super Sudokus da Editora JEA. Estão disponíveis no mercado brasileiro duas opções. A revista Sudoku (tamanho grande) e Sudoku de bolso, em formato mais portátil.



GRUPO: RAYSSA FERNANDES, EDSON FEITOSA, LUANNA KAROLYNE, ANNA PAULA MELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário