terça-feira, 28 de agosto de 2012

Trabalho de Geografia - Professor: Lins. Tema: O avanço da medicina no crescimento populacional


 O avanço da medicina no crescimento populacional
       


       Um rápido aumento populacional no planeta foi percebido, passou de 1 bilhão de habitantes, no século 19, para os atuais 7 bilhões.
            Arqueólogo e historiador, autor de 17 livros sobre as relações do homem com o meio ambiente, Van der Leeuw diz que o aumento populacional abrupto começou há cerca de 200 anos com a Revolução Industrial: “De repente, a energia se tornou disponível tão facilmente que nos permitiu introduzir todos os tipos de invenções. Para manter nosso PIB crescendo, inventamos mais e mais e trouxemos mais pessoas para o sistema. Criamos todos os tipos de avanços na saúde e, automaticamente, a demografia se tornou, de fato, uma consequência não intencional do sistema”, explica o professor.
            Existe o incrível impacto da medicina, que mudou nossa expectativa de vida. As pessoas hoje vivem até os 94 anos, em vez de 62 anos. As descobertas da medicina (descoberta de novas vacinas, curas e tratamentos de doenças, métodos de prevenções, entre outros) foram fundamentais para aumentar a expectativa de vida. Mas a medicina tanto pode diminuir, como no caso dos anticoncepcionais, como pode aumentar como na medicina pré-natal, diminuindo a mortalidade infantil ou consertando os problemas de infertilidade.


Aluna: Natália Sobral Monteiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário