quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Conexões: Aborto - Trabalho de Biologia


O Aborto mata cerca de 250 mulheres por ano no Brasil, de acordo com o site Último Segundo. Com base na legislação, o aborto é um problema quase exclusivo das classes menos favorecidas, pois “quem tem dinheiro faz com um médico seguro, quem não tem vai para uma clínica de “fundo de quintal” ou parte para a auto-agressão.” Sendo assim, a maioria dos casos são realizados em clínicas clandestinas.

Foram feitas estimativas no Brasil com mulheres hospitalizadas devido a complicações provenientes de abortos estimando cerca de 1,5 milhões por ano. “Cálculos do Ministério da Saúde, por sua vez, revelam que 3,7 milhões de mulheres entre 15 e 49 anos induziram aborto (7,2% do total de mulheres em idade reprodutiva). Estimativas de 2001 indicam que 10% das gestações acabam em aborto, que se constitui na quarta causa de óbito materno no país, vitimando 9,4 de cada 100 mil gestantes.” – segundo o site Ciência Hoje.

O programa de planejamento familiar, quem em 2008 teve o slogan “Se cuide, filho não é brincadeira” busca informar e dar direito às mulheres de hoje sobre como evitar uma gravidez indesejada. O ministério da saúde recomenda os seguintes métodos anticoncepcionais: métodos comportamentais (Billings, Tabela, Temperatura e Sintotérmico); métodos de barreira (Camisinha masculina e feminina, Diafragma e Espermaticida); dispositivo intra-uterino (DIU); anticoncepcionais hormonais orais (pílula) e injetáveis; métodos cirúrgicos (laqueadura e vasectomia) utilizados para a esterilização definitiva. Fazendo com que as mulheres tenham acesso aos métodos contraceptivos, disponibilizando-os pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: Cartelas de Pílulas, ampolas de injetáveis, unidades de DIU e diafragmas.  

Um comentário:

  1. Parabéns a equipe que demonstrou capacidade de síntese, objetividade e conhecimento. O trabalho ficou ótimo.

    ResponderExcluir