terça-feira, 28 de agosto de 2012

Trabalho de Geografia- Professor: Lins. Tema: Políticas Sociais do Governo Brasileiro.


Política social no Brasil

As políticas sociais brasileiras foram consolidadas em momentos populistas e autoritários da história governamental brasileira. Pensar as políticas sociais de um modo geral e, de modo particular, a política de assistência social na realidade brasileira, supõe pensá-las no contexto das contradições da sociedade capitalista, que reside na produção coletiva de riqueza e sua apropriação privada. Conforme Vieira (1992, p. 22), “a política social é uma maneira de expressar as relações sociais cujas raízes se localizam no mundo da produção.” O processo de acumulação capitalista produz o trabalhador disponível para o capital, uma população sempre maior do que as reais necessidades da acumulação. O resultado é a produção de uma classe trabalhadora diversificada na sua forma de inserção na produção, mas que tem em comum o fato de sua sobrevivência depender da venda da sua capacidade de trabalho, o que por sua vez depende das demandas do capital. O resultado é a produção da pobreza, originada nos baixos salários dos que se encontram incluídos no mercado de trabalho formal e as mais diferentes situações de inclusão precarizada ou subordinada para a grande parcela que não consegue existir para o capital.

Politica social no governo de Dilma

A administração da presidenta Dilma Rousseff pretende continuar o trabalho ligado a políticas sociais de redução da pobreza que se iniciaram no governo Lula. O slogan, “Brasil, um país de todos”, utilizado no governo do presidente, foi agora alterado para "País Rico é País sem Miséria", a nova marca da presidenta, pelo menos publicitariamente encorajadora e que confirma a continuação daquilo que vinha ocorrendo com a implementação de Políticas Públicas que combatam as profundas desigualdades sociais que se manifestam sob o povo brasileiro.

Plano Brasil Sem Miséria é estandarte da política social do governo Dilma Rousseff. Desde que foi fundado, programa cadastrou 687 mil famílias extremamente pobres no Programa Bolsa Família.
Em seus discursos no exterior, a presidente Dilma Rousseff não deixa escapar a oportunidade de citar o Plano Brasil Sem Miséria. Em visitas a países como Índia, China e Bulgária, Dilma mencionou o programa social como fórmula de sucesso para tirar cidadãos da pobreza extrema.

A estratégia do Brasil Sem Miséria é localizar os lares com renda familiar de até 70 reais por pessoa. O último censo, de 2010, mostrou que 16,2 milhões de brasileiros vivem nessas condições. Uma vez identificado, o próximo passo é a inscrição desse público nos programas sociais do governo federal.

Desde que foi fundado, o Brasil Sem Miséria localizou 687 mil famílias extremamente pobres e as cadastrou no Programa Bolsa Família a meta era 640 mil. "Invertemos a lógica de esperar as pessoas baterem à porta do Estado para alcançar os mais pobres dos pobres", destacou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

O benefício pago pela Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo, varia de 32 a 306 reais, dependendo da renda mensal por pessoa, do número de crianças, adolescentes de até 17 anos e de gestantes. Em junho de 2011, quando o Brasil Sem Miséria foi lançado, 13 milhões de brasileiros recebiam essa renda extra.

Concluindo então que, a estratégia lançada pela nossa presidenta foi bastante inteligente e que, se for executada de forma certa e justa, poderá ajudar muitos brasileiros que vivem em extrema carência.
Aluna: Fernanda de Lira Moraes

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário