Os avanços tecnológicos da 2ª Revolução
Industrial
Os avanços tecnológicos e o crescimento econômico marcaram a
chamada 'segunda fase' da Revolução Industrial. Pela primeira vez, a indústria
passou a apoiar a pesquisa científica, buscando melhorar seu rendimento. Foram
descobertos o aço, o petróleo e a eletricidade, que suplantaram o carvão e o
ferro. Invenções como o telefone, o rádio, o automóvel, o bonde e o metrô
garantiram melhorias nos sistemas de comunicação e transporte, tornando a vida
mais cômoda. Os setores industriais predominantes foram o petroquímico, o
siderúrgico e o automobilístico. O desenvolvimento tecnológico foi acompanhado
pela maquinofaturagem, produção em série, padronização, riscos de superprodução
e internacionalização do capitalismo.
è Processo Bessemer
· Henry
Bessemer descobriu que a injeção de um jato de ar no minério de ferro em fusão
reduziria a taxa de carbono, transformando o ferro em aço.
è A utilização do Petróleo
· No século
XIX o petróleo era mais usado no tratamento medicinal ou como lubrificante. Em
1859 o primeiro poço de petróleo foi perfurado na Pensilvânia, EUA.
è Motor a explosão
· Os
primeiros motores a explosão funcionavam com gás natural, aos poucos foram
sendo adaptados a gasolina e ao óleo diesel (derivados do petróleo). Os motores
a explosão substituíram os motores a vapor e o carvão mineral e a lenha nos
fornos que alimentavam as caldeiras.
è Dínamo
· Dínamo é um
aparelho que gera corrente continua convertendo energia mecânica em elétrica,
através de indução eletromagnética. É constituído por um imã e uma bobina. A
energia mecânica (de um rio, por exemplo) faz girar um eixo ao qual se encontra
o ímã, fazendo alternar os polos norte e sul na bobina e por indução geram uma
energia elétrica.
è Estrada de Ferro (Ferrovias)
· O uso do
aço, da eletricidade e do motor a combustão favoreceram o desenvolvimento das
ferrovias.
è Locomotivas a Vapor (Maria Fumaça)
· O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma
locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a
alimentação da máquina. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" em
virtude da nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no
final do século XIX e
início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usada à altura.
è Automóvel
· Não passou
de uma adaptação de um motor a explosão em uma carruagem.
è Telefone
· Graham Bell
teria inventado o telefone a partir de estudos para melhorar a comunicação de
deficientes auditivos.
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