Disciplina:
Geografia.
Professor(a): Lins.
Grupo:
Augusta Karolayne, Dállet Isla, Dayana Rafaela, Marina Monteiro e Natalia Monteiro.
Toyotismo
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Toyotismo é um sistema de organização
voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra
Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno. Surgiu nas fábricas da montadora
de automóvel Toyota. O toyotismo possuía princípios que funcionavam muito bem
no cenário japonês, que era muito diferente do americano e do europeu. A ideia
principal era produzir somente o necessário, reduzindo os estoques, produzindo
em pequenos lotes, com a máxima qualidade, trocando a padronização pela
diversificação e produtividade. O trabalhador deveria ser mais qualificado, ou
seja, deveria estar apto a trabalhar em mais de uma função.
• Principais características do
Toyotismo:
→ Mão-de-obra multifuncional e bem
qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para
conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do
sistema produtivo da empresa.
→ Sistema flexível de mecanização,
voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente.
A produção deve ser ajustada a demanda do mercado
→ Uso de controle visual em todas as
etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
→ Implantação do sistema de qualidade
total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos,
busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.
→ Aplicação do sistema Just in Time,
ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade
necessária.
→ Uso de pesquisas de mercado para
adaptar os produtos às exigências dos clientes.
Por mais que a produção do modelo
toyotista valorize mais o trabalhador do que o modelo os outros modelos é
apenas ilusão. Na fábrica, o que acontece é o aumento da concorrência entre os
próprios trabalhadores, que competem para ver quem tem a maior produtividade.
Essas "competições" acabam prejudicando o próprio trabalhador, e a
consequência vem a ser não só o aumento na produção, como o desemprego. Porém,
a lógica do mercado continua sendo a mesma: "aumentar a produção de mais
valia do trabalhador".
Fonte bibliográfica: http://www.suapesquisa.com/economia/toyotismo.htm
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