QI Intermares
Grupo: Andréia Batista, Anna Victória, Daniele Santos, Deisiane Abreu, Fernanda Coutinho, Jenifer Sampaio, Joziberto Maia e Rafaela Monteiro
2° ano / Prof° Sergio
Grupo: Andréia Batista, Anna Victória, Daniele Santos, Deisiane Abreu, Fernanda Coutinho, Jenifer Sampaio, Joziberto Maia e Rafaela Monteiro
2° ano / Prof° Sergio
A criação do Estado de Israel
Com o termino da 2° Guerra Mundial, o mundo se deparou com a grande crueldade: mais de 6 milhões de judeus mortos pelos nazistas nos campos de concentração. Por conta deste caso abominável, organizações voltadas para a ajuda humanitária passam a resgatar os judeus que sobreviveram e embarcá-los clandestinamente para a Blestina. A Inglaterra tentou de várias formas barrar o desembarque dos refurgiados.
A opinião pública se sensibilizou com este fato, por isso se revigorou a ideia da criação de 1 estado judeu na Palestina em 1947. A Palestina foi dividida em 2 estados: Judeu e Árabe. Em 1948, os judeus oficializaram o estado de Israel.
Guerra entre Árabes e Israelentes
O conflito árabe-israelense ou conflito israelo-árabe é um longo conflito no Oriente Médio. Ocorre desde o fim do século XIX, tendo se tornado um assunto de importância em nível internacional a partir do colapso do Império Otomano em 1917. Marcos importantes para o desenrolar deste conflito foram a autodeterminação do Estado de Israel e, posteriormente, o relacionamento deste último estado com seus vizinhos árabes, com ênfase para o povo palestino, que devido a não reconhecer o Estado de Israel, acabou não tendo seu próprio Estado estabelecido.
O conflito teve como resultado o começo de pelo menos cinco guerras
de dimensões maiores e um número significante de conflitos armados de
menores dimensões. Foi também fonte de duas Intifadas (levantamentos populares).
Nenhum comentário:
Postar um comentário