sexta-feira, 30 de março de 2012

Os principais íons do nosso organismo (Professor Hugo)

Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde. Os íons encontrados em grande quantidade (concentrações) no nosso organismo são chamados de macroelementos. Vejamos alguns:


Alice Nayara: 


Dállet Isla:


Na+: Cátion sódio
Atua na pressão sanguínea e na propagação dos impulsos nervosos.O excesso desse íon pode causar aumento da pressão arterial devido ao sal de cozinha. E a carência do mesmo causa grande instabilidade nas funções que mantêm o corpo forte, podendo causar letargias, fraquezas, redução da pressão arterial e até convulsões.


Potássio
O potássio é o principal íon intracelular. Ele influencia na contração muscular e na atividade dos nervos. Participa da manutenção do equilíbrio hídrico da célula e regula o pH do sangue. É importantíssimo para o bom metabolismo de carboidratos e proteínas. Evita hipertensão e
doenças cardiovasculares, porém seu excesso ou a sua carência podem levar a problemas cardíacos.


Fernanda Moraes:


Ca+2: cátion cálcio
Participa de processos de coagulação sanguínea, atuação de enzimas, contrações musculares, regulação dos batimentos cardíacos, além de formar os ossos e os dentes.O excesso do Cátion Cálcio pode causar distúrbios psicológicos, perda da função renal, entre outros. Já a sua carência provoca osteoporose, raquitismo, paralisia muscular e hipertensão arterial.


Sódio
Diferente do potássio, ele é o principal íon do líquido extracelular. Atua na retenção dos líquidos corporais e é essencial para a condução dos impulsos nervosos. O consumo excessivo pode causar hipertensão e problemas futuros com os rins.


Gabryelle Evaristo:


O Cátion em nosso organismo atua no controle da pressão sanguínea, no organismo ocorre uma perda excessiva de liquido. O Cátion Sódio forma ossos e dentes, cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas. A hipocalcemia pode provocar osteoporose, raquitismo, paralisia muscular total ou parcial e hipertensão arterial.

Jade Matos:


Fe+2: cátion de ferro II ou ferroso: O metal ferro normalmente origina dois cátions: Fe+2 ou Fe+3. Embora o nosso organismo utilize somente o Fe+2, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe+3. Quando o Fe+3 entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte dele poder ser transformada em Fe+2. A quantidade de ferro em nosso organismo varia de 3 a 5g, e cerca de 75% desse total faz parte da hemoglobina presente nas hemácias, a qual é responsável pelo transporte de gás oxigênio (O2) no processo da respiração.



Fósforo: Íon indispensável para a formação do ATP, ou seja responsável pela produção de energia e mais tarde multiplicações celulares. Desempenha papel importante nos metabolismos de carboidratos e proteínas.



Mayrá Luana:




Na+: Cátion sódio: Em nosso organismo, atua no controle da pressão sanguínea e na propagação de impulsos nervosos. Sua deficiência no organismo em geral ocorre por perda excessiva de líquido, decorrente principalmente de diarréias, doenças renais e uso inadequado de diuréticos, podendo causar letargia (“moleza”), fraqueza, redução da pressão arterial e até convulsões. O excesso de íon Na+, ingeridos por meio dos alimentos ou, deliberadamente, quando utilizamos o sal de cozinha, pode causar aumento da pressão arterial.

Ca+2: cátion cálcio: Além de formar ossos e dentes, o cálcio participa dos processos de coagulação, contração muscular, regulação de batimentos cardíacos e atuação de enzimas. A deficiência de cálcio (hipocalcemia) pode provocar osteoporose, raquitismo, paralisia muscular total ou parcial e hipertensão arterial. As cascas de ovos, limpas, secas (em forno ou sol) e reduzidas a pó, são uma excelente fonte de cálcio. Em algumas creches, mingaus e sopas são preparadas com este pó. 
O excesso de cálcio (hipercalcemia) pode levar à perda da função renal, à formação de cálculos renais e a distúrbios psíquicos. As principais fontes de cálcio são: queijo, vegetais de folhas verde-escuras, moluscos, sardinha e salmão.

sexta feira, 30 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário