sexta-feira, 30 de março de 2012

As cores ,Explicadas pelo modelo de Bohr ( Professor Hugo)


Ana Paula : 

Em relação ao modelo de Bohr, as cores fluorescentes são geradas como uma lâmpada, da seguinte forma: Os elétrons que estão presentes são excitados até retornarem a sua órbita original
onde essa emite luz, contudo essa luz só é transmitida enquanto há fornecimento de energia e se o abastecimento for interrompido cessa a emissão de energia com isso , cessa também a emissão de luz , onde a mesma pode emitir varias cores  dependendo da pressão do gás e da sua composição . Veja a seguir a composição do gás e suas respectivas cores :

Neônio (Ne) + Gás carbônico (CO2) → luz violeta

Neônio (Ne) + Mercúrio (Hg) → luz azul

Neônio (Ne) puro → luz vermelha




Luanna Karolyne : 

De acordo com o modelo de Bohr, saltos de elétrons de um nível mais interno para um mais externo ou vice-versa , acontecem pelas variações de energia.   Se um átomo de um elemento se aquece em determinada temperatura, ele emite luz, que dependendo da energia liberada os comprimentos de ondas mudam, formando assim as cores de um arco-íris. 
Para que a queima de fogos de artifício ocorra,  por exemplo , são queimados vários elementos químicos com determinados sais presentes para a formação da cor.  Na tabela abaixo encontramos o nome de alguns elementos químicos com sua cor característica. 

Elemento Químico
 Cor característica
Arsênio
  Azul
Sódio
 Amarelo
Potássio
Azul ou púrpura
Estrôncio
Vermelho
Magnésio
Branco ou prata
Lítio
Vermelho   ou rosa choque
Cálcio
 Amarelo
Alumínio
Branco
Cobre
Verde


Como viram cada elemento da formação desses elementos possui uma cor especifica  que ao entrarem em contato com alguma chama ou mistura que faça explodir, ‘’se soltam’’ e espalham esse belo conjunto de cores luminosas e brilhantes no céu, que impressiona tanta gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário