segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Trabalho de Física: Satélite de Comunicação

São satélites artificiais que orbitam a Terra e transmitem ondas de rádio para qualquer lugar do planeta. Ele não é um serviço de telecomunicações, é utilizado como meio de transporte de sinais de empresas (TV, celular, rastreamento, etc.) que possuem licenças para usá-lo.


A maioria dos satélites de comunicação são Geoestacionários (GEO), se encontram a 35.786 km de altitude, orbitam ao redor da Terra na mesma direção e velocidade de rotação. Desta forma, parecem estar estacionários em relação a um ponto especifico da Terra, permitindo assim, a utilização de antenas fixas apontadas para o satélite.
Existem ainda outros tipos de satélites: em órbitas médias (MEOS), se encontram de 8 a 20 mil km de altitude e em órbitas baixas (LEOS), se localizam entre 500 m e 3 mil km de altitude.
O Satélite de Comunicação, geralmente, é artificial para afins de telecomunicações. Eles oferecem uma tecnologia complementar para as fibras óticas em cabos submarinos de comunicação
         Com o decorrer do tempo, especialmente no século XX, a comunicação via satélites permitiu a velocidade na distribuição da informação em nível global. Dentre os principais progressos do uso desse meio, é possível destacar o avanço nas telecomunicações, no transporte aéreo e na geociência. Foi então com crescimento da indústria da informática que a transmissão de dados em redes alcançou destaque, concedendo contato entre aviões, navios e etc. Porém, existe o lado negativo do seu uso, tais como elevados custos em sua construção, na projeção no espaço, além da manutenção. 
Curiosidade:
            * Foi no dia 12 de Agosto de 1960, altura em que os Estados Unidos da América lançou o primeiro satélite de comunicações do mundo: o Echo 1, com forma de um grande balão esférico, com capacidade para transmitir 12 ligações telefônicas simultâneas ou um canal de televisão, além de ter sido utilizado para calcular a densidade da atmosfera e a pressão solar. Foi então, um grande passo para o desenvolvimento no nível de comunicações.


No final de 1960, havia 44 satélites em órbita, numa corrida espacial entre a ex-URSS e os EUA (conduzida pela Guerra Fria). Em 1961, o Telsatar 1 foi o primeiro capaz de transmitir sinais de televisão ao vivo e de telefonia entre a Europa e os Estados Unidos e em 1964, os Jogos Olímpicos de Tóquio entraram para a história como os primeiros a serem transmitidos para o mundo via-satélite. Acredita-se  que a Terra pode suportar até 15 mil objetos a gravitar em seu redor.
             "Numerosas experiências culminaram com este lançamento. O Echo 1 não só provou a possibilidade de transmissão por pequenas ondas de e para satélites no espaço, como demonstrou as potencialidades dos satélites de comunicação. O sucesso do Echo I, esteve mais relacionado com o nível de exposição dos serviços de comunicação via satélite do que qualquer outro", escreveu Leonard Jaffe, o diretor do programa de comunicações da NASA.
* No dia 30 de Janeiro deste ano, a NASA lançou um novo satélite de comunicação. Um foguete não tripulado Atlas, decolou da Flórida equipado com um rastreador e retransmissão de dados. Sendo o 11º lançado pela NASA, a Agência Espacial usa a órbita para se comunicar com os astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional.


Fontes: http://www.infoescola.com/tecno.../comunicacao-via-  satelite/      
             http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3889&op=all


Nenhum comentário:

Postar um comentário