sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Resumo: Debate sobre Reforma Política


No dia 13 de setembro de 2013, os alunos do 3º ano tiveram a oportunidade de realizar um debate diante a um assunto que vem tomando conta do Brasil de hoje, a reforma política, no qual se trata de um conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com objetivo de tentar melhorar o sistema político e eleitoral do país.
Assim, levamos em conta alguns pontos, tais como o financiamento público das campanhas, as mudanças nos mandatos, à questão partidária e como foco principal a questão do voto passar a ser facultativo, onde presenciamos diversas opiniões, uns a favores, e outros contras.
Aqueles a favor da mudança para o voto facultativo tiveram assim seus argumentos, por exemplo, iria acabar com o sentimento de obrigação da população, o estresse de muitas pessoas que não gostam de política, teríamos uma democracia exemplar, política votada por mentes conscientes, pessoas instruídas dos processos eleitorais, entre outros motivos. Por outro lado, parte dos alunos tiveram opiniões contra, tais como o risco da população brasileira se tornar ainda mais “preguiçoso”, o fato de não ser uma obrigação tornaria o brasileiro ainda mais desinteressado sobre o assunto.
Quando falamos sobre reforma política, diversas opiniões e propostas surgem, porém o brasileiro precisa de apoio, auxilio e incentivo do governo. É imprescindível que ocorram mudanças no país, principalmente quanto à saúde e educação... Somente mudando politicamente alcançaremos uma boa qualidade de vida em um país que possui tanto potencial como o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário