quinta-feira, 25 de abril de 2013

Trabalho de biologia. Professora Patrícia Oliveira


Aluna: Gabryelle Evaristo                       2° ano M


Ações das bactérias em fontes termais submarinas

Em 1977 foi descoberto nas profundezas do oceano as fontes termais submarinas, este lugar é repleto de vida, a base de todo o ecossistema que se desenvolveu lá são bactérias autotróficas. Mesmo num lugar de total escuridão existem seres capazes de sintetizar a matéria inorgânica, as bactérias de lá utilizam de um processo batizado de quimiossíntese. A descoberta destes seres levou a surgir questões a respeito do modelo heterotrófico dos primeiros seres, um ponto forte da hipótese autotrófica se baseia no período do surgimento da vida, com meteoritos atingindo com grande violência a superfície como é possível que a vida viesse a resistir na área rasa dos lagos, ela teria que surgir em um lugar protegido. Muitas bactérias que aí vivem são autótrofas, mas realizam um processo muito distinto da fotossíntese. Elas são a base de uma cadeia alimentar peculiar. Elas servem de alimento para os animais ou então são mantidas dentro dos tecidos deles. Nesse caso, tanto os animais como as bactérias se beneficiam: elas têm proteção dentro do corpo dos animais, e estes recebem alimentos produzidos pelas bactérias.


Bactérias Quimiossintetizantes das fontes termais submarinas.
Mas o que seria bactérias autotrófica e heterotrófica?
·         Autotróficas : As bactérias autotróficas obtêm suas moléculas de carbono apenas de dióxido de carbono.
·         Heterotróficas : São bactérias que obtêm seus átomos de carbono de moléculas orgânicas que captam do ambiente. Além do gás carbônico ela precisa de um carboidrato.

Segundo a hipótese autotrófica, pode ter sido a reação fundamental fornecedora de energia para os primeiros seres vivos:
Sulfeto ferroso +   gás sulfídrico    --->     sulfeto férrico    +   gás hidrogênio + energia
                                                             (pirita, um mineral comum) 

A quimiossíntese ( um processo autotrófico ) teria surgido primeiro. Depois teriam surgido a fermentação, a fotossíntese e finalmente a respiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário