sexta-feira, 31 de maio de 2013

trabalho de redação: Carros futuristas

       A definição para automóveis abrange a todos os veículos com autopropulsão movidos a combustão interna.
         A combustão pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogênio ainda em teste, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível que provoque a combustão interna ou híbrido, ou ainda os veículos terrestres que se locomovam por meio de motores elétricos ou à vapor com a finalidade de transporte de passageiros e carga.
      O automóvel dos dias de hoje dispõe, tipicamente, de um motor de combustão interna, de dois ou quatro tempos, propulsionado a gasolina, diesel ou álcool. No entanto, a sua constituição deve a inúmeras invenções em várias artes e ciências, como a física, matemática, design, e outros. 


Caio Rodrigues
Como tudo na vida evolui, modifica os automóveis não é diferente, para o futuro esta sendo feito vários projetos de automóveis, que poluem menos, mais econômicos e de fácil mobilidade, os transportes públicos melhorados rápidos, eficientes e pontuais, agora os combustíveis são diversos de energia nuclear a hidrogênio, para garantir menos danos ao planeta e o bolso do consumidor.
Clayton Bernardo
Os carros futuristas tem que ter muito design e conforto ao motorista e aos passageiros assim proporcionando um carro que atende o mercado. Muitos vão com aparelhos tecnológicos e acessórios que deixam mais luxuosos e mais caros. Motos futurísticas eu acho mais interessantes o design arrojado e a potencia e muito linda. Tem umas que chega a velocidade ser de 300 km por hora e 30 segundos. Mais tudo com seu tempo vão sendo melhorado e ajeitado.
Felipe Pinheiro
O carro futurista além de possuir um excelente design ele trará conforto ao consumidor, portanto pra mim tanto faz carros desse porte. O mundo está evoluindo, a cada dia que se passa vai acontecendo mudança no nosso planeta temos que acompanhar a evolução dele, estamos entrando numa era de evoluções, onde tudo pode ser moderno ultimamente! Valendo salientar que não apenas carros estão evoluindo, todos os meios de transportes estão o futuro está muito próximo!
Kauan Xavier
Os automóveis nos cercam cada dia mais, seja um carro, uma moto, um ônibus, um trem e a tecnologia sempre avança. Nos próximos anos serão feitos automóveis com muito mais tecnologia do que as que já temos. Carros movidos a partir de combustíveis alternativos como água, energia e até mesmo substancias toxicas, por exemplo, serão feitos combustíveis a partir de uma substancia toxica que ficara dentro de uma capsula que evitara que sua toxidade se espalhe, essa substancia faria com que o carro não precisasse mais ser abastecido, e diminuiria a poluição causada pelos carros. Os próximos automóveis virão poluindo menos o meio ambiente, virão também com consumos de combustível menores e para atender nossas necessidades cada vez mais.
Leonardo Aguiar
Os projetos de automóveis não param de crescer, todos os anos as indústrias lançam modelos novos, tudo isso para melhorar a desempenho e agradar o consumidor. E indústrias pensam em ajudar pessoas que precisam de ajudas, que não tem nenhuma capacidade de dirigir. Outras pensam em ajudar o meio ambiente como tirando os combustíveis poluentes e colocando os automóveis movidos à energia, água, ou hidrogênio que é um grande combustível para o futuro.

Marcos Vinicius
Os automóveis do futuro serão mais econômicos, e eu acho que isso vai ajudar muito a população, e o mundo do automóvel, tem vindo a evoluir cada vez mais até nos dias de hoje e, contudo, penso que a maior questão hoje em dia em relação ao futuro dos automóveis é a questão do combustível a utilizar. Portanto, esse é o meu ponto de vista sobre o que eu penso dos automóveis do futuro.

Rodolpho Ulisses
Carros futuristas vêm com muitas promessas nos próximos anos, que vai poder ajudar muitas pessoas, com vários lançamentos de carros que possam ajudar pessoas com deficiências visuais e com paralisia cerebral. Os combustíveis também vêm com uma grande chance de crescer podendo eliminar os combustíveis fosseis, o uso do hidrogênio pode ser essencial para o nosso futuro, já que ele não polui com os combustíveis fosseis.

Trabalho de Redação - Professor Roberto Lauria

Opinião sobre Sustentabilidade

Flávia Borba
Para mim, ser sustentável é ter a consciência de que é preciso preservar a natureza para se ter um futuro saudável com o meio ambiente. É preciso que todos se conscientizem e “pensem” sustentavelmente, pois só assim poderemos proporcionar para as próximas gerações um futuro de bem com a natureza. A Sustentabilidade deve ser praticada por todos os cidadãos e incentivada pelo governo, pois só assim o mundo poderá ser considerado Sustentável um dia.

Ana Lúcia
Tendo sustentabilidade como forma de utilizarmos recursos da natureza para garantir as mesmas para as próximas gerações. Em minha opinião deveríamos da mais atenção a tais causas, incluindo pequenas ações sustentáveis em nosso cotidiano.

Gabriella Costa
Em minha opinião, sustentabilidade é reciclar, isso tem a ver com os 3 R's : reduzir , reutilizar e reciclar. Coisas que muitas pessoas jogam fora e que podem ser reutilizados e isso pode ajudar as próximas gerações, pois reduz a poluição do meio ambiente e assim teremos um planeta em boas condições.

Guilherme Augusto
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Iago Santos
Em minha opinião todos nós devemos ter um lado sustentável, pois sem sustentabilidade nosso planeta estaria pior do que está, a sustentabilidade é de grande importância para nosso planeta, demos sempre que tivemos oportunidade, reaproveitar aquilo que pode ainda se aproveitar,não jogar lixo na rua,entre outras coisas que ajudem a melhoria do nosso planeta,assim podemos ajudar a formar um planeta melhor.


Trabalho de redação - Professor Roberto Lauria

Grupo:  Luanna Karolyne, Ana Paula, Milton Araújo, Thaynara Rocha e Aline Laurindo

 Atentados terroristas do século XXI


OPINIÕES PESSOAIS
 
Ana Paula: Nas últimas décadas, mentes sombrias têm se espalhado pelo mundo, porém, cientes e determinadas, a fim de provocar um profundo medo e ansiedade, dor, desespero e muitas mortes. Realmente não o que se passa na mente dessas pessoas ao destruir tantas vidas, e não há motivo que justique tamanho ato de crueldade. O terrorismo em si causa um dano físico devastador, porém, é algo que se pode reconstruir, cicatrizes maiores são deixadas nos corações daqueles que perderam um ente querido. A té quando iremos fingir que nada está acontecendo? 

Luanna Karolyne: Falar sobre os atentados é uma tarefa muito complicada, porque meche com o sentimental de muitas famílias e amigos que um dia foram afetados, ativamente ou passivamente, por diversas tragédias mundiais. Os atentados no século XXI tiveram como marco principal o atentado de 11 de setembro que chocou o mundo devido a repercussão nas mídias, tudo feito pelo maior grupo terrorista: Al-Qaeda. O terror está por toda parte, assustando e aterrorizando o mundo de maneiras cada vez piores e mais catastróficas, e até quando o mundo vai girar em torno de violência? 

Milton Araújo: Ataques Terroristas cada vez mais vem supreendendo a sociedade com sua ousadia e frieza.Atentados onde centenas de pessoas morrem, onde varias familias sao destruidas, onde a cada dia uma lagrima escorre de um olho de uma pessoa decente que perdeu um perante por conta de um ataque terrorista, ate quando isso vai durar? Ate quando as autoridades vão permanecer de olhos fechados? 
 
Aline Laurindo: É um absurdo que pessoas tenham coragem suficiente para atacar terroristicamente um centro noturno frequentado pelos ocidentais e oficiais do consulado americano, o ataque aconteceu no fim da noite e teve 202 mortos e mais 200 ficam feridos Diversos membros do grupo islâmico Jemaah Islamyah são condenados pelo ataque.

Thaynara Rocha: O maior atentado terrorista da historia , aconteceu em 11 de setembro contra as torres gemêas no Edifício comercial Wolder Tender Center , causando a morte de mais de 4.000 pessoas tornando-se o maior atentado terrorista da Historia , sobe o comando de ozama bin laden . Na minha opnião nada justifica um ato cruel e desumano , a irônia disto é que Ozama bin laden foi treinado pelos estados unidos. 

Trabalho de Redação - Professor Roberto Lauria


QI Intermares
Grupo: Alice Nayara, Gabryelle Vieira, Lucas Henrique, Rayssa Fernandes, Thainá Farias e Walter Sobral.
Ano: 2° ano
Professor: Roberto Lauria
Disciplina: Redação
Assunto: Terrorismo no século XXI
Opiniões:

Alice Nayara: Os norte-americanos sempre pregaram a guerra. Vendem armas para todo o mundo. Exploram o mundo todo. Estão sempre envolvidos com o oriente médio em função do petróleo. A religião deles é a guerra. Qual a diferença entre guerra e terrorismo? Eles combatem o terrorismo com mais guerras. O que também é um terror. Só que a maioria dos ataques são nos países pobres e as vezes os país ricos que estão na guerra,acaba sofrendo com a sua própria guerra. O terrorismo nada mais é do que uma guerra que pode atingir qualquer um, inclusive os norte americanos... Quem prega a guerra, devem aguentar as conseqüências.

Gabryelle Vieira:
Não é de hoje que os atentados terrorista vem acontecendo, muitos deles já foram ocorridos a alguns tempos, e as pessoas que cometem esse ato não possuem uma mentalidade formal. Muitos dos atentados foram por vinganças, não pelas pessoas que estavam no local e sim para chamar a atenção do governo ou das pessoas de alguma forma. Os objetivos é chamar atenção da população e fica impactado o mundo inteiro com esse ato tão bruto e fatal, de uma forma ou de outra eles se vigam pela religião, o por algo que aconteceu em sua infância, além de matar pessoas inocentes eles se suicidam. Esses fatos são inesperados pode ocorrer a qualquer momento, e as pessoas estão sujeitas a estar presente no local, e as guerras continuam entre os países americanos. O mais recente dos fatos foi em Boston e tudo pelo fato de chamar atenção dos americanos, por ser um país que tem uma economia maior do mundo, mais isso não leva uma pessoa a destruir a vida de outra, pessoas que cometem um atentado terrorista possuem algum problema psicológico.

Lucas Henrique: Os atentados terroristas em minha opinião são causados em muitos casos por problemas que as pessoas sofreram na infância (bullying),por exemplo o ataque em Realengo.E também temos os atentados que ocorrem por países há vários séculos atrás,países que tentam ser a maior nação do mundo e isso faz com que haja muitas guerras,mas em pleno séc. XXI ainda existe essas guerras,mas que são geradas por pequenos ataques terroristas que dão motivo para uma grande Guerra entre Povos orientais contra ocidentais,como no caso do maior atentado terrorista já conhecido que foi o 11 de setembro,que causou uma rincha entre os EUA e Al-Qaeda.Não vejo explicação para esses fatos ocorrerem,infelizmente nós não podemos saber quando vai acontecer algum atentado,pode ser em qualquer lugar,em qualquer momento,pois nós não sabemos o que passa na mente de todas as pessoas do mundo.

Rayssa Fernandes: Pelo o que eu sei esses atentados do sec XXI vem de séculos atrás, dês da primeira guerra mundial entre Reino Unido, França e Império Russo, não parou continuo as divergências, um se aliando ao outro e dês da ia continua essas divergências, por exemplo, o atentado mais conhecido, 11 de setembro contra os Estados Unidos que foi organizado pelo fundamentalismo islâmico(alcaida) 19 terroristas da alcaida sequestraram quatro aviões dois desses aviões colidiram com as torres gêmeas, o terceiro avião colidiu no Pentágono que e uma sede de departamento de defesa dos Estados Unidos é o quarto avião caio em um campo aberto, depois os Estados Unidos ainda revidou por isso que nunca vai acabar esses atentados terrorista.



Thainá Farias: Quando se fala de atentado terrorista nos vem em mente os Estados Unidos, é tanto que os maiores atentados ou são em território americano ou eles estão envolvidos de qualquer forma. Mas atentado terrorista não se diz só politicamente, pois primeiro atentado é um ato que visa causar danos ou destruir algo ou alguém e terrorismo é a violência física ou psicológica a população ou o estado. O atentado terrorista ele pode vir de varias motivações ideológicas, tais elas política, religiosa ou moral. Quem pratica esse tipo de ato não tem uma mentalidade formada, tem problemas psicológicos, pois elas só visam à vingança ou ate mesmo suas opiniões ou religiões, elas não pensam nas pessoas envolvidas elas querem “concluir os seus objetivos” sem se importar com as consequências. O porquê de os Estados Unidos serem o maior foco, é por ser uma grande economia mundial, então eles estão “metidos” em tudo, levando-os a ter inimigos que não são de hoje, são desde segunda guerra. Esses atos nunca vão ter uma conclusão por que qualquer ato de violência não se pode explicar atos cruéis e que tiram vidas sem mais nem menos, isso sempre vai nos perseguir, a qualquer momento pode ter um atentando enquanto estamos aqui vivendo, existe mentes psicopatas planejando o próximo alvo.

Walter Sobral:
A questão pode ser mais anti-imperialista e de movimento separatista que de caráter religioso, muitas outras questões também foram essenciais para os conflitos. Quando a Rússia comunista ocupou o Afeganistão l, foi combatido severamente pela guerrilha afegãm, e lembrando que a C.I.A (EUA) liderava a resistência contra os russos no Afeganistão, povo nenhum simpatizavam com os militares de outros países, EUA possuem bases militares em todo continente.

Trabalho de Redação - Professor Roberto Lauria

Grupo: Augusta Karolayne, Dállet Isla, Dayana Rafaela, Marina Monteiro, Natália Monteiro e Yanka Falcone.
        

                            Crônicas de Arnaldo Jabor 



Augusta Karolayne: É claramente perceptível o quanto o cronista e poeta Arnaldo Jabor consegue expressar todos os seus sentimentos, de forma inteligente e sensível, ao mesmo tempo em que é crítico, irônico e bem humorado. Deixando bem clara sua opinião ao tratar-se de diversos assuntos do nosso dia-a-dia, mostrando uma visão própria de olhar o mundo e tudo que o cerca, sem medo das opiniões alheias, mesmo sendo alvo de muita crítica, pelo que escreve.

Dállet Isla - Este trabalho foi profundamente interessante, pois nos fez olhar com mais sensibilidade os escritos de poetas e cronistas como Arnaldo Jabor, a quem o trabalho se refere. Sendo um tanto "irônico" e extremamente engraçado e inteligente, ele traz com bom-humor assuntos do cotidiano, que por vezes, são esquecidos pela maioria das pessoas ou falado de maneira comum e "igual" demais. E é exatamente nesse ponto que Arnaldo torna-se diferente, fala do popular com extrema diferença, usando os mesmos critérios, mas não os mesmos argumentos. Suas crônicas poderiam ser lidas facilmente durante horas.
Dayana Rafaela - É um comentarista articulado, treinado em defender seu ponto de vista, mas nem sempre o que ele defende é o certo. E sendo da Globo, ele não é livre pra falar o que quer, há restrições. E é um bom literato.
Natália Monteiro - Arnaldo Jabor tem uma visão crítica muito forte, sátira, irônica e realista de falar sobre diversos assuntos como cinema, artes, sexualidade, política nacional e internacional, economia, amor, filosofia e preconceito, demonstrando sua autenticidade e personalidade forte.
Yanka Falcone - Arnaldo possui muitas obras maravilhosas e muitas críticas fortes que geralmente não agradam todos.Marina Monteiro - Arnaldo escreve crônicas sobre assuntos clichês, porém usa as palavras certas pra criticar aquilo que muitos não sabem como.

Marina Monteiro - Arnaldo escreve crônicas sobre assuntos clichês, porém usa as palavras certas pra criticar aquilo que muitos não sabem como.

Centro Histórico de João Pessoa - Paraíba

Obra de Español                                               3 ano - Intermares
Nombres: Jenifer Sampaio, Rodolpho Ulisses e Daniele Silva
Profesor: Cristina

Centro Histórico de João  Pessoa – PB

El Centro Histórico está situado en la ciudad de João Pessoa, capital del estado de Paraíba. Fue reconocida como Patrimonio Nacional de Brasil, el 6 de diciembre de 2007.

Se desplomaron 37 acres y se estima alrededor de 700 edificios y calles, plazas y parques históricos que pertenecen a ese grupo. Sus edificios abarcan un contexto de diferentes estilos, y lleno de casas, plazas, iglesias y mansiones coloniales seculares, siendo consideradas el conjunto arquitectónico principal de Paraíba, informando a las diversas fases de la historia local, y uno de los sítios históricos más grandes e importantes de Brasil

También se encuentra en medio las mansiones coloniales y edificios con características barrocas. Por ejemplo, la Iglesia de San Francisco tiene, en el patio al aire libre, una enorme piedra caliza de crucero, y es considerado el monumento más grande de estilo barroco en América Latina, la Iglesia de San Pedro Frei Gonçalves prevalece una arquitectura colonial y barroca y antiguo hotel Globo, ahora transformado en centro de arte.



quarta-feira, 29 de maio de 2013

terça-feira, 28 de maio de 2013

Trabalho de Redação: Projetos futuristas - Imóveis


Considerações Finais

O Projeto Physalia – Jardim Flutuante em forma de Barco, criado pelo escritório de arquitetura Vicent Callebaut, é um tipo de embarcação ecológica que concilia projetos futuristas e sustentabilidade, de forma que além de purificar a água por onde passa, possui hidro-turbinas capazes de gerar energia com fluxos fluviais e produzindo mais energia que o necessário para se locomover. Outro projeto incrível e futurístico é a ponte Paik Nam June Media Bridge, de 1,08km projetados pela Planning Korea, para o rio Han, na cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, que além de servir como estrutura de passagem para automóveis, bicicletas, pedestres e etc, também possui painéis solares em sua estrutura, gerando a energia necessária para os diferentes espaços de lazer projetados para o interior da ponte. (Bárbara Falqueto)

No mundo em que vivemos, as pessoas estão a todo o momento, planejando e construindo novas arquiteturas diversificadas, que vai de clássicas a modernas. Com o uso dos avanços tecnológicos, os projetos futuristas arquitetônicos, estão cada vez mais se destacando no mercado consumidor. Onde as maiorias dos projetos, estão voltados mais para a sustentabilidade, e esta é uma boa estratégia para reduzir o impacto ambiental em nosso planeta. (Daniele Silva)

Conforme cresce a demanda de imóveis, aumenta também o nível tecnológico das construções. E não está sendo algo exclusivo de países desenvolvidos, mas algo bem mais globalizado. Tudo para a praticidade do cotidiano e bem estar de quem adquire imóveis tão inovadores e luxuosos. (Fernanda Coutinho)

Todos nós sonhamos em ter uma casa própria, ainda mais do jeito que sempre idealizamos, com as mais avançadas tecnologias. Hoje, podemos não conseguir por em pratica nosso projeto, mas futuramente nossos filhos poderão desfrutar desses avanços e aprimoramentos que vem evoluindo e melhorando cada vez mais rápido. A cada dia que se passa, vem surgindo equipamentos que facilitam mais ainda a realização de tarefas básicas do nosso cotidiano. (Jenifer Sampaio)

O homem nunca está satisfeito com o que sabe. Com isso, o conhecimento aumenta através do tempo e as inovações sempre nos surpreendem! Com os imóveis não poderia ser diferente: O homem tem conseguido provar que pode transformar grandes construções de filmes de ficção científica em empreendimentos físicos e tem desafiado o que entendemos por realidade. Os exemplos abordados por nosso trabalho provam isso. Nem todos os projetos são realidade, mas todos são uma pretensão do homem e tornarão a existir nos próximos anos. (Kalynne Praxedes)

Hoje em dia, só em ouvir falar no futuro nossa mente já nos leva automaticamente num pensamento sobre os avanços da tecnologia. Até aonde ela vai? Não temos a resposta. O homem vem sonhando, e os imóveis são uma delas que vem sendo aperfeiçoados e adaptados, tudo para facilitar a vida das pessoas e diminuir a correria do dia a dia. Só nos resta esperar, e ver os resultados nos projetos arquitetônicos e os equipamentos tecnológicos que vem surgindo e nos impressionando, onde nossos filhos e netos iram desfrutar em suas vidas. (Raquel Coutinho)


Trabalho de Biologia - Prof. Augusto

TRABALHO DE BIOLOGIA
ALUNAS: TATIELE ACOSTA E ANE CAROLINE - 3° ANO

Tipos de raízes descrevendo seu habitat, sua estrutura e sua função e os Tipos de Caules.

TIPOS DE RAÍZES:

- Subterrâneas ou terrestres




a) Raiz axial ou pivotante: esta raiz apresenta um eixo principal que penetra perpendicularmente no solo e emite raízes laterais secundárias em direção oblíqua. É encontrada entre as dicotiledôneas (feijão) e gimnospermas (pinheiros).







b) Raiz fasciculada: nesta raiz não há eixo principal; todas as raízes crescem igualmente. Algumas ficam na superfície, aproveitando a água das chuvas passageiras e tem como sua estrutura secundária. É característica das monocotiledôneas (milho, capim).






c) Raiz tuberosa: é uma raiz muito espessa, devido ao acúmulo de substâncias de reserva. A raiz tuberosa é axial quando a reserva é acumulada somente no eixo principal (cenoura, nabo, rabanete) e fasciculado quando a reserva também fica acumulada nas raízes secundárias. Ex: Mandioca.






- Aéreas



a) Raízes suporte: são raízes que partem do caule e atingem o solo. A sua principal função é aumentar a fixação do vegetal. Aparecem no milho, plantas de mangue, figueiras, etc.








b) Raízes cintura: encontradas em plantas epífitas (orquídeas), crescem enroladas em um suporte, geralmente caules de árvores. Apresentam velame que é uma epiderme pluriestratificada, com células mortas que funcionam como uma verdadeira esponja, absorvendo a água que escorre pelos caules.






c) Raízes estranguladoras: são raízes resistentes, densamente ramificadas, que se enrolam em troncos de árvores, os quais lhes servem de suporte. Estas raízes crescem em espessura e acabam determinando a morte da planta de apoio por estrangulamento (impedem o crescimento e a circulação da seiva elaborada). Ex: Cipós, Mata-Paus.









d) Raízes tubulares: são raízes achatadas, geralmente encontradas em árvores de florestas densas. Desenvolvem-se horizontalmente à superfície do solo e são bastante achatadas. Além de fixação, estas raízes também são respiratórias. Ex: Figueiras.



e) Raízes respiratórias ou pneumatóforos: aparecem em plantas que habitam lugares pantanosos, onde o oxigênio é consumido pela grande atividade microbiana, como ocorre no mangue. Na Avicena tormentosa (planta de mangue), estas raízes apresentam geotropismo negativo, crescendo para fora do solo. Os pneumatóforos apresentam poros denominados pneumatódios, que permitem a troca gasosa entre a planta e o meio ambiente.






f) Raízes grampiformes: são as raízes curtas, que se aderem intimamente ao substrato. Ex: Hera.








g) Raízes sugadoras ou haustórios: são raízes modificadas de plantas parasitas. Estas raízes penetram no caule de uma a outra planta e podem estabelecer um contato com o xilema (lenho), de onde sugam a seiva bruta. Neste caso, a planta é chamada semiparasita. Ex: Erva de passarinho. Em outros casos, o haustório atinge o floema e passa a retirar a seiva elaborada. A planta, então, é chamada holoparasita. Ex.: Cipó-chumbo.




TIPOS DE CAULES:




Troncos: são caules robustos, desenvolvidos na parte inferior e ramificados no ápice. São encontrados na maioria das árvores e arbustos do grupo das dicotiledôneas.










Estipes: são caules geralmente não ramificados, que apresentam em seu ápice um tufo de folhas. São típicos das palmeiras.









Colmos: são caules não ramificados que se distinguem dos estipes por apresentarem, em toda a sua extensão, divisão nítida em gomos. Os gomos dos colmos podem ser ocos como no bambu, ou cheios como no milho ou na cana-de-açúcar.







Caules trepadores: estão presentes em plantas trepadeiras e crescem enrolados sobre diversos tipos de suporte. Esse tipo de caule representa uma adaptação à obtenção de locais mais iluminados, em que há mais luz para a fotossíntese.












Estolão ou estolho: é um tipo de caule que cresce paralelamente ao chão, produzindo gemas de espaço em espaço. Essas gemas podem formar raízes e folhas e originar novas plantas.








Rizomas: são caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas. Em alguns rizomas ocorre acúmulo de material nutritivo em certas regiões, formando tubérculos. Rizomas podem ser distinguidos de raízes pelo fato de apresentarem gemas laterais. O gengibre, usado como tempero na cozinha oriental, é um caule tipo rizoma.





Bulbos: são estruturas complexas formadas pelo caule e por folhas modificadas. Os bulbos costumam ser classificados em três tipos: tunicado, escamoso e cheio. 
O exemplo clássico de bulbo tunicado é a cebola, cuja porção central, chamada prato, é pouco desenvolvida. Da parte superior do prato partem folhas modificadas, muito ricas em substâncias nutritivas: são os catafilos, que formam a cabeça da cebola. Da porção inferior do prato partem as raízes.
O bulbo escamoso difere do tunicado pelo fato dos catafilos se disporem como escamas parcialmente sobreposta. Esse tipo de bulbo é encontrado no lírio.
No caso do bulbo cheio, as escamas são menos numerosas e revestem o bulbo como se fosse uma casca. Bulbos cheios estão presentes na palma.




Cladódios: são caules modificados, adaptados à realização de fotossíntese. As plantas que os possuem perderam as folhas no curso da evolução, geralmente como adaptação a regiões de clima seco. A ausência de folhas permite à planta economizar parte da água que será perdida por evaporação.











Gavinhas: são ramos modificados que servem para a fixação de plantas trepadeiras. Ao encontrar um substrato adequado as gavinhas crescem enrolando-se sobre ele.
Espinhos são ramos curtos, resistentes e com ponta afiada, cuja função é proteger a planta, afastando dela animais que poderiam danificá-la. Os espinhos tanto podem surgir por modificações de folhas, como nas cactáceas, como se originar do caule. Nesse caso forma-se nas axilas das folhas, a partir de uma gema axilar, como ocorre nos limoeiros e laranjeiras.
Nas roseiras não há espinhos verdadeiros e sim acúleos, estruturas afiadas originadas da epiderme, o que explica serem facilmente destacáveis da planta, ao contrário dos espinhos.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Projetos futurísticos na medicina

Professor: Roberto Lauria
Alunas: Deisiane Abreu
              Rafaella Monteiro
  3º ano
                    
Projetos futurísticos na medicina
Dmitry Itskov, um empresário russo, criou “o androide mais humano do mundo”. Tem como projeto eternizar a vida humana, ele tem como objetivo a transferência de personalidade de um individuo para um portador mais avançado não-biologico. A idéia do empresário é transferir seu cérebro para um andróide.
O robô será apresentado em 15 de julho em Nova York é uma replica exata da cabeça do empresário. O projeto está programado para que em 2020 pretendem fazer com que uma pessoa conecte seu cérebro a uma maquina e que possa controlar o robô remotamente.
                         
Simulador humano
Estão sendo criados uma rede de computadores por cientistas europeus, que pode criar pacientes virtuais que são modelos computacionais de pessoas individuais, o que poderá permitir que cada pessoas tenha seu próprio sistema de saúde individualizado com base na sua genética e na sua fisiologia.
Permitirá ao médico ver o histórico do paciente, terá o diagnostico correto e rápido de inúmeras doenças. Poupando o paciente de diagnósticos errados e do gasto em remédios sem necessidade,
O objetivo é dar a cada medico a capacidade de usar o genoma individual de uma pessoa para embasar todas as fases de cuidados com a doença, incluindo diagnostico, tratamento e acompanhamento.

Opinião:
A medicina tem avançado muito nos últimos tempos, e esperasse que avance mais ainda. Os dois exemplos citados acima, são apenas um dos inúmeros projetos que os cientistas têm para nós. O simulador humano fará com que não percamos tempo com falsos diagnósticos, uma economia com remédios desnecessários. O projeto do robô é mais intrigante, porque ficamos imaginando um robô com todas as características humanas, com a diferença de ser imortal. Mas imagine alguém sendo recarregado durante a noite na tomada? Estranho, mas até que este projeto seja concluído estejamos mais acostumados com a idéia.

Estamos vivendo uma época de descobertas na área da medicina, onde dizemos que nada é impossível. Esse é o momento que poderemos descobrir a cura para várias doenças como por exemplo a AIDS, acho que não é impossível e acredito que estejamos muito longe dessa descoberta.

domingo, 26 de maio de 2013

Trabalho de Gramática - Professora Débora

Grupo: Luanna Karolyne, Ana Paula, Milton, Aline Laurindo.

Paródia sobre: verbo, oração e sentido.

         Tá vendo aquela frase que transmite a ideia?

Estudando, eu tava quieto no meu quarto
Frase com sentido, livro bem aberto
Daquele jeito de SILENCIO que eu gosto,
Mas vem o verbo com sentido, a oração que você gosta

Tudo bem, absoluta você vem 
Subordinada tá dependendo de alguém
As coordenadas não dependem ou não estariam aquii
Oração, oração, oração..

Ou talvez você não queira entender
No período, contando verbos vai saber
Se tiver um ou dois, simples ou composto pra valer

Tá vendo aquela frase que transmite a ideia?
Se você estudar uma nota boa vai tirar
Se bem que na oração é locução verbal
Deixa eu explicar, pra tu entender o que aconteceu
Que coisa boa, eu já sabia
Enquanto eu estudava algo me dizia
''Você vai encontrar, os verbos vai contar,
O entendimento da noite pro dia...''


Trabalho de Redação - PROJETOS FUTURISTAS - 3° Ano