sexta-feira, 30 de novembro de 2012

trabalho do grupo do blog


A QUESTÃO QUE DEVE SER FEITA :

 

01. (Carlos-2012) O fragmento da notícia abaixo possui, propositalmente, alguns desvios de regência. Identifique-os, informando os verbos/nomes que estão em desacordo com a norma culta da língua.

Arqueólogos identificam às lanças de 500 mil anos na África

Pesquisadores das universidades de Toronto (Canadá), do Arizona (EUA) e da Cidade do Cabo (África do Sul) afirmam em ter achado evidências da produção de lanças há 500 mil anos - cerca de 200 mil anos antes das mais antigas armas desse tipo conhecidas. A descoberta, afirmam os arqueólogos, pode mudar na forma que pensamos sobre as adaptações humanas e as capacidades antes mesmo do surgimento da nossa espécie. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira na revista Science.

[...]

O método usado pelos pesquisadores já é bem conhecido e consiste testar reproduções das pontas em uma lança que atinge a carcaça de um animal. As lâminas de pedra tiveram, após o impacto, certas características que são mais comuns quando arremessadas do que comparadas de outros usos.

O erro está na seguinte parte do texto “... afirmam em ter achado...”.

 

Grupo: Felipe, Marcos, Kauan, Byanka, Yan, Leonardo, Vitória, Victor e Yohana

Trabalho de Hisória - Sergio /Formação de Israel e seus conflitos


O Estado de Israel

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se deparou com as sequelas de anos de crueldade: mais de seis milhões de judeus exterminados nos campos nazistas. Com isso, as organizações voltadas para ajuda humanitária passaram a resgatar os judeus que sobreviveram aos campos de concentração e embarcá-los clandestinamente para a palestina. A Inglaterra tentou de todas as formas barrar o desembarque dos refugiados, lembrando que a Palestina era concessão britânica.

O fato sensibilizou a opinião pública mundial e revigorou a ideia de criação de um Estado judeu na Palestina. Em 1947, em assembleia realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, foi deliberada a divisão da Palestina em dois Estados, o Estado Judeu e o Estado Árabe. Em maio de 1948, os judeus, liderados por David Bem Gurion, fundaram oficialmente o Estado de Israel. No entanto, o Estado árabe prenunciado pela ONU nessa partilha não foi estabelecido e os palestinos lutam até hoje para ter o seu Estado. Esse episódio foi denominado Questão Palestina.

A revolta dos países árabes foi imediata à criação do Estado de Israel. Isso culminou no primeiro conflito árabe israelense. Com o apoio militar e financeiro recebido de outras nações, Israel venceu a guerra e dominou mais da metade do território reservado aos árabes no plano de divisão da ONU. Com a derrota da guerra de 1948, cerca de meio milhão de palestinos foram obrigados a deixar a terra em que viviam para se refugiar em países vizinhos.

Expulsos de suas terras, os palestinos eram maltratados, inclusive nos países árabes. Somente a Jordânia permitiu a integração dos palestinos em sua sociedade, mas sendo vigiados permanentemente. Nos outros países eles passaram a viver em acampamentos para refugiados, com a ajuda da ONU. Desde então, o Oriente Médio tornou-se uma das regiões mais conflituosas do globo, cenário de consecutivos conflitos extremistas entre judeus e árabes.


O Conflito Árabe - Israelense


Um dos conflitos do Oriente Mádio tem sido o conflito árabe- israelense, cujas origens remontam ao período que segue à Primeira Guerra Mundial. Com a derrota dos turcos e a desintegração de seu império, a Liga das Nações aprovou, em, 1922, a Declaração Balfour, proposta em 1917 pelo chanceler inglês Lord Balfour, que colocou a palestina sob o governo da Inglaterra. Comprometendo-se a criar o Estado Nacional judeu na região, a tutela inglesa ativou a emigração judaica entre judeus e árabes.

Em 1947, no final da Segunda Guerra Mundial, diante dos crescentes conflitos entre judeus emigrantes e palestinos árabes, a ONU foi incitada a intervir, decidindo pela divisão da Palestina em duas áreas: a judaica , representando 57% de sua área e a palestina, com 43% da área, que provocou o protesto dos países vizinhos.

Com a retirada da Inglaterra e a criação em 1948, do Estado de Israel, aumentou a tensão na região. Os países da liga Árabe - Egito,, Iraque Transjordânia (atual Jordânea), Líbano e Síria - invadiram a região desencadenado a Primeira Guerra Árabe- Israelense (1948 - 1949), vencida por Israel, que ampliou seu domínio territorial sobre a Palestina. Como conseqüência, quase um milhão de palestinos fugiram ou foram expulsos da região, tendo a situação dos refugiados, que se instalaram em regiões vizinhas desencadeando a Questão Palestina, isto é, a luta dos árabes palestinos pela recuperação territorial. Em 1956, os crescentes atritos de fronteiras entre Egito e Israel e o reconhecimento do Canal de Suez como egípcio, desencadearam a Segunda Guerra Árabe- israelense, também conhecida como guerra de Suez. Apesar de o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser ter contado com com ajuda militar soviética, Israel, apoiado pela Inglaterra e França, saiu novamente vitorioso, conquistando a península do Sinai. Sob pressão dos Estados Unidos e da União Soviética, a ONU enviou à região forças de paz, que obrigaram Israel a abandonar o Sinai, restabelecendo as fronteiras de 1949.

Em 1967, a tensão na região culminou com a Guerra dos Seis Dias, a Terceira Guerra Árabe-Israelense, pois a recém-criada Organização para a Libertação da Palestina (OLP) tentava, desde 1964, recuperar o território ocupado por Israel por meio de guerrilhas. A situação agravou-se com a retirada das tropas da ONU e colocação de soldados egípcios na fronteira, bloqueando o acesso aos portos israelenses. A vitória israelense levou à ocupação de Gaza e Cisjordânea, ampliando o êxodo palestino, com mais de um milhão e seiscentos mil refulgidos.

Apesar da intervenção da ONU, Israel não acatou a decisão de retirada do territórios ocupados, tendo essa nova investida israelense provocando, em 1973, a Quarta Guerra Árabe-Israelense - a Guerra do Yom Kippur -, assim chamada por ter sido iniciada em um dia sagrado para os judeus, Dia do Perdão. O conflito inicio-se com o ataque simultâneo da Síria e do Egito contra Israel. Com a intervenção do presidente dos Estado Unidos, Richard Nixon , do secretário da União Soviética, Leonid Brejnev, a guerra terminou, com a assinatura de um acordo de paz de paz.

Em 1979, o presidente egípcio Anuar Sadat e o dirigente israelense Menahem Begin, num encontro promovido pelo presidente norte-americano Jimmy Carter, assinaram os acordos de Camp David, pelos quais o Egito recuperava o Sinai e inaugurava uma nova fase de relacionamentos e negociações.

A questão palestina, entretanto, sobrevivia, pois os refugiados seguiam lutando pela obtenção de um Estado palestino e pela devolução dos territórios da Cisjordânia e Gaza, ocupados por Israel.

Foi somente no início dos anos 90 que ganhou forças a via política diplomática, levando às negociações entre as partes nas região, substituído a confrontação militar constante. Em grande parte possível devido ao fim da Guerra Fria, à neutralização do Iraque e à pressão norte-americana contra o radicalismo israelense, os encontros diplomáticos proporcionaram o reconhecimento mútuo entre Israel e OLP e, em 1993, a assinatura da paz em Washington, entre os representantes de Israel, Yitzhak Rabin, e da Palestina, Yassser Arafat.



Grupo :Felipe, Kauan, Marcos, Byanka, Caio, Yan, Leonardo,Victor, Vitória e Yohana.

Trabalho de História: O estado de Israel

QI Intermares
Grupo:
Andréia Batista, Anna Victória, Daniele Santos, Deisiane Abreu, Fernanda Coutinho, Jenifer Sampaio, Joziberto Maia e Rafaela Monteiro
2° ano / Prof° Sergio

A criação do Estado de Israel

  Com o termino da 2° Guerra Mundial, o mundo se deparou com a grande crueldade: mais de 6 milhões de judeus mortos pelos nazistas nos campos de concentração. Por conta deste caso abominável, organizações voltadas para a ajuda humanitária passam a resgatar os judeus que sobreviveram e embarcá-los clandestinamente para a Blestina. A Inglaterra tentou de várias formas barrar o desembarque dos refurgiados. 
  A opinião pública se sensibilizou com este fato, por isso se revigorou a ideia da criação de 1 estado judeu na Palestina em 1947. A Palestina foi dividida em 2 estados: Judeu e Árabe. Em 1948, os judeus oficializaram o estado de Israel.

Guerra entre Árabes e Israelentes

  O conflito árabe-israelense ou conflito israelo-árabe é um longo conflito no Oriente Médio. Ocorre desde o fim do século XIX, tendo se tornado um assunto de importância em nível internacional a partir do colapso do Império Otomano em 1917. Marcos importantes para o desenrolar deste conflito foram a autodeterminação do Estado de Israel e, posteriormente, o relacionamento deste último estado com seus vizinhos árabes, com ênfase para o povo palestino, que devido a não reconhecer o Estado de Israel, acabou não tendo seu próprio Estado estabelecido.
  O conflito teve como resultado o começo de pelo menos cinco guerras de dimensões maiores e um número significante de conflitos armados de menores dimensões. Foi também fonte de duas Intifadas (levantamentos populares).

Trab Gramática/Carlitos - 3° ano


Aluna: Aracely Lavine L. Coutinho


Pesquisadores das universidades de Toronto (Canadá), do Arizona (EUA) e da Cidade do Cabo (África do Sul) afirmam ter achado evidências da produção de lanças há 500 mil anos - cerca de 200 mil anos antes das mais antigas armas desse tipo conhecidas. A descoberta, afirmam os arqueólogos, pode mudar a forma que pensamos sobre as adaptações humanas e as capacidades antes mesmo do surgimento da nossa espécie. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira na revista Science.

[...]

O método usado pelos pesquisadores já é bem conhecido e consiste em testar reproduções de pontas em uma lança que atinge a carcaça de um animal. As lâminas de pedra tiveram, após o impacto, certas características que são mais comuns quando arremessadas às comparadas de outros usos.

Trab Matemática/Charles -3°ano


QI-INTERMARES
ALUNO(A):SANDYERLLY PAZ                                           MATÉRIA:MATEMÁTICA
SÉRIE:3°ANO/ENSINO MÉDIO                                       PROFESSOR:CHARLES



A VIDA DE NEWTON NA MATEMÁTICA

          ISAAC NEWTON
Foi um cientista inglês reconhecido como físico e matemático, sendo um dos maiores matemáticos de todos os tempos, depois dele todos os experimentos passaram a ter uma formulação matemática. Newton junto com Leibniz ,participou da criação do cálculo diferencial e integral ,descobriu várias leis  da mecânica como atualmente conhecida por lei fundamental da dinâmica e a teoria da gravitação universal.Para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
Tornou-se professor de matemática em Cambridge (1669) e entrou para a Royal Society (1672)Em 1663, formulou o teorema hoje conhecido como Binômio de Newton, fazendo suas primeiras hipóteses sobre gravitação universal e escreveu sobre séries infinitas e o que chamou de teoria das fluxões (1665), o embrião do Cálculo Diferencial e Integral, ). Publicou, em Cambridge, Arithmetica universalis (1707), uma espécie de livro-texto sobre identidades matemáticas, análise e geometria, possivelmente escrito muitos anos antes (talvez em 1673).
OBRA

Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.


TRABALHO DE GEOGRAFIA-1° ANO -PROFESSOR LINS.


                    ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO .
Dados mais recentes, contudo, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em outubro de 2008, mostram que há uma queda acelerada das taxas de fecundidade e mortalidade no país. O Brasil, assim, já teria ingressado na Fase 4 da transição demográfica. 
Segundo o Ipea, em 2007, a taxa de fecundidade total foi de 1,83 filho por mulher. A média foi inferior à chamada taxa de reposição (de 2,1 filhos), ou seja, foi inferior ao número mínimo de filhos que cada brasileira deveria gerar para que, no período de trinta anos, a população total do país fosse mantida nos níveis atuais. 
As consequências desses números são duas: (a) a continuar nesse ritmo, a população brasileira, a partir de 2030, estará muito envelhecida; e, portanto, (b) a partir de 2030, a tendência - se os números seguirem a projeção do Ipea - é de a população passar a diminuir. Hoje, a população idosa representa 10,6% da população. Em 1992, representava 7,9%. 
É importante salientar que o envelhecimento de uma população não pode nunca ser visto como um fato isolado ou de pouca importância. Ele tem inúmeros reflexos na vida social, influenciando o consumo, a transferência de capital e de propriedades, os impostos, a previdência social, o mercado de trabalho, a saúde e assistência médica, e, também, a composição e organização das famílias. 


QI INTERMARES -1° ANO MEDIO.
EQUIPE:  FLAVIA BORBA 
                 SANDY DA SILVA
                 ALINE LAURINDO
                 GABRIELA COSTA
                 HEUTON HERCULANO
                  LUAN MATEUS .

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Trabalho de Geografia: A seca no Nordeste

QI Intermares
Aluno: Joziberto Maia
2° ano / Profº Lins


Seca no Nordeste

  Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, BahiaCeará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais.

Causas da Seca
  As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas). O desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino.

Características da Região

- Baixo índice pluviométrico anual (pouca chuva);
- Baixa umidade;
- Clima semi-árido;
- Solo seco e rachado;
Vegetação com presença de arbustos com galhos retorcidos e poucas folhas (caatinga);
- Temperaturas elevadas em grande parte do ano.

Seca, fome e miséria: um problema social

  A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças. Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades.

Ações para diminuir o impacto da seca

  Construções de cisternas, açudes e barragens; Investimentos em infra-estrutura na região; Distribuição de água através de carros-pipa em épocas de estiagem (situações de emergência); Implantação de um sistema de desenvolvimento sustentável na região, para que as pessoas não necessitem sempre de ações assistencialistas do governo; Incentivo público à agricultura adaptada ao clima e solo da região, com sistemas de irrigação

A Seca de 2012

  A seca que atingiu o nordeste no começo de 2012 foi a pior dos últimos 30 anos. A região mais afetada foi o semiárido nordestino, principalmente do estado da Bahia. Neste estado, cerca de 230 municípios foram atingidos. Municípios de Alagoas e Piauí também sofreram com a falta de chuvas. A seca trouxe muito prejuízo para as principais fontes de renda da região: pecuária e agricultura de milho e feijão.

Geografia - LINS 1° ano


                                 O envelhecimento da população

 O envelhecimento populacional é hoje um fenômeno universal, característico tanto dos países desenvolvidos como, de modo crescente, do Terceiro Mundo. São apresentados dados que ilustram a verdadeira revolução demográfica desde o início do século e estimativas até o ano 2025. Os fatores responsáveis pelo envelhecimento são discutidos, com especial referência ao declínio tanto das taxas de fecundidade como das de mortalidade. Em conjunto, tais declínios levam a um menor ingresso de jovens em populações que passam a viver períodos mais longos. Esse processo gradativo é conhecido como "transição epidemiológica" e seus vários estágios são abordados. As repercussões para a sociedade, de populações progressivamente mais idosas são consideráveis, particularmente no que diz respeito à saúde. Os padrões de mortalidade e morbidade são discutidos e o conceito de autonomia, como uma forma de quantificar qualidade de vida, é introduzido. É proposta redefinição do próprio conceito de envelhecimento, refletindo a realidade médico  social do Terceiro Mundo. São formuladas questões sobre a interação envelhecimento mudanças sociais em curso nos países subdesenvolvidos, cujas respostas podem ser grandemente facilitadas pelo uso do método epidemiológico.



Grupo:     Natalia Monteiro
                 Luanna Karolyne
                 Gabryelle Vieira
                 Ana Paula
                 Rayssa Fernandes
                 Lucas Henrique
                 Alice Nayara
                 Edson

Trab Matemática/Charles - 3°ano


            

Considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno, René Descartes foi um importante matemático, filósofo e físico. Nascido na França, no século XVII. Criou a Geometria Analítica (unindo a álgebra e a geometria). Além de desenvolver o Plano Cartesiano.
            Descartes seguia o princípio de que devemos duvidar de tudo, a menos que haja uma explicação convincente, que se baseia em:

·      Evidência: não admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal".Ou seja, é preciso buscar explicações convincentes para comprovar os fatos. 

·         análise: "dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis".

·     síntese : "concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos".

·         "desmembramentos tão complexos... a ponto de estar certo de nada ter omitido".

Escreveu quatro livros: Regras Para a Direção do Espírito (1628), Discurso Sobre o Método (1637), Geometria (1637) e Meditações Metafísicas (1641). Autor da frase: “Penso, logo existo.”

ALUNA: Aracely Lavine Leite Coutinho
3° ano médio, QI Intermares

Trabalho de matemática

Exercício de Revisão - Matemática - 1º Ano - Professora: Janeide Firmino

Resolva os problemas abaixo:

1)




2)






3)

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Oportunidade de negócio - Empreendedorismo

Aluna: Byanka Vanessa de Almeida Melo

Cell Mania

Custos:
Energia: R$115,00
Aluguel: R$1.000,00 (com móveis inclusos)
Água: R$40,00
Telefone: R$30,00
Gasolina por mês: R$300,00
Material para loja (celulares):
   Investimento: 50 celulares (Custo: R$150,00) -> R$7.500,00
   Funcionários (2): R$800,00 (R$400,00 pra cada)
   Investimento total: R$9.785,00

Supondo que vendemos 35 celulares no valor de R$400,00 (cada), apuramos R$14.000,00 no lucro bruto.

   Lucro Bruto: R$14.000,00
   Lucro Líquido: R$4.215,00

Local: Terceirão (Centro) - João Pessoa, PB.

Oportunidade de negócio - Empreendedorismo


Aluna: Kalynne Praxedes - 2º ano

·         Investir em uma loja de importados que venda todo o tipo de utilidades e com toda diversidade de preços: Brinquedos, utensílios para decoração, maquiagem, bolsas, bijuterias, celulares, artigos para festa e de informática em geral e outros; que se localize em um ponto estratégico (Retão de Manaíra).

·         Eu + Sócio

·         Gastos:
                     -  Investimento inicial:
Ar-condicionado
R$2.000,00
Prateleiras
R$1.200,00
Taxa de entrada para fornecedores
R$3.000,00
Materiais para reforma
R$500,00
Lâmpadas e luminárias
R$600,00
TOTAL GERAL
R$7.300,00
TOTAL /2
R$3.650,00

                     -  Gerais mensais:
Aluguel
R$900,00
Produtos
R$5.000,00
Energia
R$180,00
Funcionários
R$1.600,00
Gasolina (casa/loja/casa) (2 carros)
R$200,00
Propaganda
R$250,00
Limpeza
R$50,00
TOTAL GERAL
R$8.180,00
TOTAL /2
R$4.090,00

                    -  Total de investimento inicial:
TOTAL GERAL
R$13.480,00
TOTAL /2
R$7.740,00

·         Lucratividade:
Atingir metas de venda no mês
R$15.000,00
Lucro bruto
R$15.000,00
Lucro líquido total
R$6.820,00
Lucro líquido /2
R$3.410,00

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Trabalho de literatura

               O teatro de Martins Pena

       Luiz Carlos Pena nasceu no dia 05 de novembro de 1815 no Rio de janeiro (R.J). Seu pai era desembargador e não tinha muitas posses Ficou órfão muito cedo, com apenas um ano de pai e aos dez anos de mãe. Seu padrasto,o militar Antonio Maria da Silva Torres, deixou-o sob tutela, após a morte da esposa em 1825 durante o parto da filha.
       Sob orientação dos tutores, ingressou na carreira comercial e concluiu em 1835, aos vinte anos, o curso de comercio. Estudou,ainda,literatura,teatro,desenho,música,arquitetura,história, além do estudo de outras línguas. Este último responsável pelo ingresso do autor sofreu complicações da tuberculose em lisboa e faleceu em 7 de dezembro de 1848 em Lisboa(Portugal).
       Martins Pena é considerado o consolidador do teatro no Brasil com suas comédias d costumes que até hoje são representadas.
       A primeira representação de uma peça do autor foi em outubro de 1838, a peça  era ''O juiz de paz na roça'', no teatro São Pedro.
       Ao passo que se despontava como escritor de peças teatrais, exercia diversos cargos no mistério dos negócios estrangeiros,inclusive como agregado á legação do Brasil em Londres(Inglaterra).
       Além de fundador da comédia de costumes no Brasil, escreveu outros gêneros como farsas e dramas e contribuiu no jornal do comércio como crítico  teatral
                   Alunas: Aline Laurindo
                               Sandy da Silva  
   Serie: Primeiro ano

La corrupción

Deisiane Abreu e Fernanda Coutinho-2º ano

La corrupción y el fraude es muy comum en los días de hoy, la malversación de fondos que los políticos hacen y el pueblo no hace nada para afrontar esta realidad.
La palabra honor ya no significa nada para muchos políticos, porque cargan una culpa muy grande por robar dinero de los pobres y de toda la población que necesitan de estos fondos para vivir.
El pueblo necesita afrontar a estos políticos y erradiar esta manera de la política.

Trabalho de Empreendedorismo - Professor Márcio Meira

Oportunidade de Negócio Lucrativo

Artigos para festas
Hoje em dia essa área vem crescendo muito, a procura é cada vez maior.
Eu disponibilizo de R$20.000,00 em minha conta para começar o meu negócio. Consegui o patrocínio com a empresa Sonho Doce que irá ficar com a parte de culinária, onde ganharão 45% do lucro. Os outros 55% ficarão para meu negócio, onde a maior parte será para melhorar meus produtos. Pretendo ganhar em cada festa cerca de R$2.500,00 sendo festa de criança. Já se for casamento será R$30.000,00 das festas mais simples. Então serão necessárias, em média, 10 festas de criança. Mas como a procura hoje em dia é grande seria fácil, se eu fizer um bom marketing. Fazendo estas 10 festas eu cubro os R$20.000,00 investidos, e com as próximas festas vou ter dinheiro para pagar o aluguel, pagar os funcionários e futuramente comprar me próprio espaço.

Aluna: Flávia e Silva Borba - 1º Ano.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Trabalho de Espanhol: Corrupción y el fraude

QI Intermares
Profª Valeria Cristina
Aluno: Joziberto Maia
2° ano

La corrupción en Brasil

   La Corrupción es en Brasil una procupación que nunca se erradicará. La mayoria de los políticos roban, y no luchamos contra la justicia porque es una pérdida de tiempo pues nada va a cambiar.

  Muchos políticos desvían fondos para su propio consumo, el dinero se utilizaría para inversiones del país. Creo que por eso somos un país subdesarrollado, porque con tanto paro los políticos no dan ni un poco de importancia para eso.

   La corrupción es tan enraigada en la cultura brasileña que casi nadie no sabrá por lo menos una persona en este país que no sea corrupto. Cubre prácticamente todos los sectores y es muy costoso para el desarrollo de la nación.

   La corrupción se quedará en Brasil hasta que la mayoría sea consciente de que se debe tomar medidas para acabar con ella. Para revertir esta situación, debemos afrontar de forma rotundidad con valor de luchar con uñas y dientes para mejorar el país. De lo contrario el país sigue siendo la tierra de infieles.

Trabalho de Redação - Carta


14/11/12 Cabedelo, Paraíba

 

Prezada senhora editora Rechel Sheherazade,

  Seu texto ficou perfeito, foi um texto que com poucas palavras, palavras simples, falou muito bem a favor dos nordestinos, esses que são tão descriminado pelas outras regiões como a região Sul e Sudeste.

  Mas como você disse que eles mal sabem que o Brasil começou nas mãos desse povo que pode até ser muitas vezes humilde, mas é um povo forte e como você também ressaltou que tem cultura quando citou Jorge Amando, Ariano Suassuna, etc.

  Agradeço sua atenção, abraço.

 

Felipe Moraes, Leo Aguiar, Yan Castedo, Byanka Melo e Marcos Vinicius.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Resenha Critica de "O grito" _ Redação _ 1º Médio


Resenha Crítica do quadro " O grito " de Van Gogh




  Não estou aqui pra retratar um quadro, e sim um simples gesto que muitos chamariam de loucura, mas que eu vejo ousadia e de certa forma lógica.
  Ousadia porque ele pegou uma lâmina e cortou sua própria orelha e neste momento percebo que ele era de certa forma louco, porém foi a coisa mais lógica que o próprio fez.
  Este exemplo também se aplica á hoje, pois quem não gostaria de deixar de ouvir barbaridades políticas, sociais, econômicas e críticas sem sentido e direção.
  Esse foi o grito de Van Gogh, um simples gesto que vale mais do que qualquer quadro, já que o quadro foi pintado pelo norueguês Edvard Munch, mas que não tira a beleza desse gênio da arte pós- impressionista.

Luan Henrique
Mateus Henrique
Raul Enrique
Walter Sobral




Resenha Crítica - Monalisa > Redação > 1º ano Médio

Resenha Crítica do quadro ''Mona lisa'' de Leonardo da Vinci




       Mona lisa, é o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso do mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. É nesta obra que Leonardo da Vinci melhor concebeu a técnica do sfumato.

      O artista começou a pintar o retrato em 1503 e terminou-o três anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de Álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu.

  O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador.

     As teorias sugerem que se trata do retrato de: Isabelle de Este, membro da nobreza que governava a província de Mantova, uma amante do nobre italiano Giuliano di Medici, a idealização da "mulher ideal", segundo da Vinci um adolescente vestido de mulher





Edson Feitosa
Natália Monteiro
Alice Nayara
Rayssa Fernandes
Ana Paula Melo
Luanna Karoline
Lucas Henrique
Gabryelle Evaristo



Trabalho de redação - Resenha Crítica - 1º ano - Professor: Roberto Lauria.

 

"O sonho"

        Repleto de sensualidade e sensibilidade à flor da pele, o quadro “O sonho” do pintor Pablo Picasso, proporciona a reflexão acerca do erotismo. A modelo, as cores e a situação delicada, muitas vezes até vítima de preconceito, revelam curiosidade e excitação, o que leva as pessoas a procurarem significados para a obra e para elas mesmas.
        A falta de postura da modelo mostra descontrole, a sensibilidade aparenta ser tanta que se recompor já não faz diferença alguma, pois o envolvimento com si mesma é forte demais para parar. As cores expressam mais realidade, cores simples, mas fortes, que transmitem a idéia de cotidiano, entretanto, mesmo que indiretamente, também faz juiz à sexualidade, “provocando uma excitação sinestésica entre o sabor do toque e o grito do vermelho da cadeira.”
        A situação detalhada com perfeição por Pablo Picasso mostra algo “normal”, mas que muitas vezes as pessoas evitam falar sobre, por precisar ser conversado de forma simples, porém delicada. Mas o pintor conseguiu equilibrar a normalidade e a surpresa, faz as pessoas observarem o “gozo visual” usando a surpresa e tenta transformar em normalidade.
        Portando, “O sonho” é uma excelente obra para refletir sobre o que realmente é “anormal” e deveria realmente nos assustar, para o que é comum, mas todos preferem se calar. 

Equipe: Augusta Karolayne, Dállet Isla, Fernanda Moraes, Guilherme Augusto, Iago Santos, Marina Monteiro e Milton Araújo.