sábado, 29 de setembro de 2012

Trabalho de História - Guerra de Canudos

QI Intermares
2° ano
Profº Sergio
Grupo:André Medeiros
         Andréia Batista
         Anna Victória
         Daniele Santos
         Deisiane Abreu
         Fernanda Coutinho
         Jenifer Sampaio
         Joziberto Maia


                                           A Guerra de Canudos

     A Guerra de Canudos significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.

Situação do Nordeste no final do século XIX (contexto histórico)

- Fome: Desemprego e baixíssimo rendimento das famílias deixavam muitos sem ter o que comer;
- Seca: A região do agreste ficava muitos meses e até anos sem receber chuvas. Este fator dificultava a agricultura e matava o gado;
- Falta de apoio político: Os governantes e políticos da região não davam a mínima atenção para as populações carentes;
Violência: Era comum a existência de grupos armados que trabalhavam para latifundiários. Estes espalhavam a violência pela região;
Desemprego: Grande parte da população pobre estava sem emprego em função da seca e da falta de oportunidades em outras áreas da economia;
Fanatismo religioso: Era comum a existência de beatos que arrebanhavam seguidores prometendo uma vida melhor.

Dados da Guerra de Canudos

Período: de novembro de 1896 a outubro de 1897;
Local: interior do sertão da Bahia;
Envolvidos: de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.

Causas da Guerra

     O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia.

   Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período.

Os conflitos militares

    Nas três primeiras tentativas das tropas governistas em combater o arraial de Canudos nenhuma foi bem sucedida. Os sertanejos e jagunços se armaram e resistiram com força contra os militares. Na quarta tentativa, o governo da Bahia solicitou apoio das tropas federais. Militares de várias regiões do Brasil, usando armas pesadas, foram enviados para o sertão baiano. Massacraram os habitantes do arraial de Canudos de forma brutal e até injusta. Crianças, mulheres e idosos foram mortos sem piedade. Antônio Conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Trabalho de História - Guerra de Canudos


A guerra de canudos foi uma das mais importantes revoltas sociais da primeira república, no qual aconteceu no estado da Bahia no final do século XIX, época marcada por extrema decadência nas condições de vida social, precariedade, caracterizada pela fome, seca, miséria e entre outros fatores. A união desses fatores com o fanatismo religioso desenvolveu a tal revolta que durou em torno de um ano (1896-1897), a guerra de canudos.

O movimento foi liderado por Antonio Conselheiro, onde acreditava que ele tinha sido enviado por Deus para acabar com as desigualdades sociais e as perversidades da República. Então, Conselheiro fundou em 1893, uma comunidade, chamada pelos opositores de “Canudos”, às margens do Rio Vaza-Barris, onde sertanejos, jagunços e suas famílias começaram a migrar para lá com a ideia de acabar com a extrema pobreza em que eles viviam.

Com o tempo a comunidade começou a ser vista como uma ameaça aos grandes senhores de terra e políticos, pelo fato da comunidade não se sujeitar ao mando dos representantes do governo republicano, instalado na época. Representantes religiosos atacavam a comunidade, dizendo que os seguidores de Antonio Conselheiro eram apegados a heresia e à depravação. Já os políticos e latifundiários alegavam que Conselheiro era monarquista e liderava um movimento contra o governo, para derrubar o mesmo do comando do Brasil.

Sendo assim, os habitantes de Canudos optaram por organizar milícias armadas para que eles estivessem preparados para uma reação contrária vinda dos coronéis, que viam o movimento que não parava de crescer, e da Igreja Católica, que estava perdendo grande parte de seus fiéis. Os padres e coronéis, por sua vez, pressionavam o governador da Bahia a tomar providências urgentes, porque eles queriam dar fim a Canudos.

Três empreitadas militares foram instituídas, e vencidas pelos seguidores de Antônio Conselheiro, e o Governo Federal tomou o comando. E houve então a formação de uma quarta expedição organizada por Carlos Bittencourt, com cerca de 10 mil homens, comandada por Artur Costa. Eles apoderaram-se de Canudos e promoveram um terrível massacre, em que morreram uma grande quantidade de inocentes que só estimavam melhores condições de vida. E este foi o fim que levou a Comunidade de Canudos, em 5 de outubro de 1897, sendo considerado o mais intenso massacre da história.


Bibliografia:

Trab História/Sérgio 3° ano médio

Professor: Sérgio
3° ano médio
Grupo: Aracely Coutinho, Brunna Yara, Felipe Borba, Tatiana Ariela, Nathália Costa, Thainá Lacerda, Mateus Henrique, Kelner Lucas, Paulo Henrique, Sandyerlly Paz


Antônio Conselheiro

Conhecido por Antônio Conselheiro, Antônio Vicente Mendes Maciel nasceu no interior do Ceará, no ano de 1830. Foi professor, comerciante e advogado. Passou a vagar pelos sertões do Nordeste desde que foi abandonado pela sua esposa. Em 1893, chegou em Canudos, onde se tornou líder e conseguiu milhares de seguidores.
Defendia que a república – que tinha sido instalada a pouco tempo – era anti-Cristo, levando em conta que o governo eleito seria uma profanação da Igreja Católica. Acreditava também que as cobranças de impostos feitas de forma violenta,o casamento civil e a separação entre Igreja e Estado era a maior prova do ‘fim do mundo.’

Guerra de Canudos

Fome, seca, miséria, violência e abandono político, esses eram os problemas enfrentados pelos nordestinos no final do século XIX, sendo os mais afetados os mais carentes. O governo precisava de verba para poder pôr em prática todos os planos. E para isso cobrava impostos sob violência no interior do estado.
Então, em 1896, foi iniciado um conflito civil no sertão da Bahia, entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que era um beato que dizia acreditar que foi enviado por Deus, para acabar com as diferenças sociais, assim como casamento civil e cobrança de impostos.
Com seu discurso convincente, Conselheiro conseguiu reunir um número considerável de seguidores, que acreditam que ele seria a solução da extrema pobreza em que viviam. Arraial de Canudos era uma pequena aldeia ao redor da Fazenda Canudos. Com a chegada de Conselheiro, o número de habitantes cresceu consideravelmente chegando a 25 mil.
O movimento tomou uma proporção tão grande, que o governo baiano já não conseguia mais controlar a revolta, e pediu ajuda a República, que teve problemas pra controlar os adeptos. Rumores foram criados afirmando que Conselheiro estava se preparando para atacar as cidades vizinhas rumo à capital para depor o governo republicano e instalar novamente a monarquia. A partir dessa possibilidade – sem nenhuma comprovação – o exército foi mandado a Canudos três vezes e todas saíram de lá derrotados. O que gerou um verdadeiro terror. Então o exército se armou fortemente e ganharam a quarta batalha, resultando na destruição total de Canudos.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Trabalho de História
Professor:Sergio
Aluno:Nícolas Braga

o Belo Monte surge com a situação de estrema miséria do sertão nordestino,
com seu lider messianico Antonio conselheiro se auto profeta como
lider enviado por Deus contra a republica considerada o demonio causador das diversas
brigas internas da época assim querendo uma reustauração da monarquia.
Com isso gerou revolta da elites brasileiras numa longa e sangrenta guerra
que durou quase 1 ano,onde foi divulgada pelo jornalista euclides da cunha
pelo livro de os sertoes,que representou um momento de luta de importan-
cia de luta social na história do Brasil.


Trabalho de Espanhol

Prof*:Cristiana
Aluno:Nícolas

as mujeres cooperativistas se preparan para el Año Internacional de las Cooperativas

Más de 250 mujeres de 6 países se reunieron en El Salvador en el marco del III Congreso de Mujeres Cooperativistas convocado por FEDECACES.

El evento se desarrolló entre el 21 y 22 de mayo en la ciudad de San Salvador y contó con representantes del país anfitrión más Honduras, Nicaragua, Perú, Colombia y Costa Rica que afirmaron "nos preparamos para el año 2012 Año Internacional de las Cooperativas" discutiendo e intercambiando sobre el tema "Incidencia y Democracia participativa de la Mujer".

La actividad fue organizada por FEDECACES, la Fundación Asesores para el Desarrollo, Seguros Futuro y contó con el apoyo y colaboración de la ACI-Américas en el marco del Proyecto “Incidencia, Gobernabilidad y Desarrollo Cooperativo” apoyado por el Centro Cooperativo Sueco (SCC). Tanto la ACI-Américas como el SCC impulsan en la región el tema de incidencia cooperativa y acciones de proyección de las mujeres cooperativistas.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

trabalho de ingles - aluna: Aline laurindo-primeiro ano


Trabalho de Gramática


Trabalho p/ o Blog - Gramática - Prof. Carlos Henrique
Alunas: Tatiele Acosta e Ane Caroline, 2° Ano
Assunto: Crase

Esta frase: “À partir de R$ 1,85/hora no pacote promocional”
Está errada, porque não se usa crase antes de verbo, então a letra a antes de partir é só uma preposição.

Esta frase: “Ciclista a direita”
Está errada, como regra da gramática, nesta frase é obrigatório usar a crase, porém, é uma locução adverbial feminina, que neste caso seria “à direita”.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Trabalho de Gramática - Carlitos


Grupo:Aline Laurindo, Augusta Karolayne, Flávia Borba, Gabriella Costa, Helton Herculano, Luan Metheus  e Sandy Da Silva.

Série: 1º Ano Médio

Tema: Uso indevido das palavras.




Nesta notícia a palavra “MAIS” está sendo de modo incorreto,pois, o mais refere-se á adição e neste caso o correto seria “MAS” pois, refere-se á porém.  






Na frase "Descubra porque é irresistível", a palavra em destaque deveria ter sido escrita separada e sem acento, pois se trata da junção da preposição por + a partícula pronominal que, equivalente à expressão "por qual motivo". Então, corrigindo, fica assim: Descubra por que é irresistível".



Trabalho de Sociologia/Luana


- Trabalho de Sociologia - Prof.ª Luana Santos - Qi Intermares - Alunas: Tatiele Acosta e Ane Caroline, 2° Ano

Brasil: O país da Miscigenação e o do Sincretismo Religioso


O PAÍS DA MISCIGENAÇÃO
Não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.
Miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes. Desse processo, também chamado mestiçagem ou caldeamento, pode-se dizer que caracteriza a evolução do homem. Mestiço é o indivíduo nascido de pais de raças diferentes, ou seja, apresentam constituições genéticas diferentes.
Esses conceitos, porém, são ambíguos, como o próprio conceito de raça.


O filho de um alemão e uma sueca, por exemplo, não é considerado mestiço, mas sim alemão ou sueco, conforme o meio em que ocorrer sua socialização. O filho de um alemão e uma vietnamita, ao contrário, será considerado mestiço (eurasiano), seja qual for o meio em que se der sua integração. Popularmente, considera-se miscigenação a união entre brancos e negros, brancos e amarelos, e entre amarelos e negros, ou seja, os grandes grupos de cor em que se divide a espécie humana e que, na concepção popular, são tidos como "raças".Brancos, negros e amarelos, no entanto, não constituem raças no sentido biológico, mas grupos humanos de significado sociológico que o senso comum identifica por um traço peculiar - no caso, a cor da pele.


O PAÍS DO SINCRETISMO RELIGIOSO
Podemos dizer que sincretismo religioso é um fenômeno cultural, porque tem, no seu contexto, elementos de sociologia e de antropologia amalgamados em crenças, objetos de cultos, símbolos e valores. No Brasil, o sincretismo seria inevitável, pois nossa formação étnica conta com três elementos notórios de influências iniciais: o elemento indígena ou nativo, o europeu (notadamente o Português), e o Africano. Passaram, assim, no bojo, deste "caldo da cultura", indiretamente, influências secundárias como a judaica, a maometana e outras. O elemento judaico, na formação do nosso sincretismo religioso, não teve tanta influência como o africano. A influência judaica deu-se através do Português que trouxe consigo muita sobrevivência desta raça, por causa dos "Cristãos novos" que eram Judeus convertidos à Igreja, muitos deles com medo da inquisição.
A maior fonte do nosso sincretismo, sem dúvida, teve procedência do continente africano. Sabemos que a África teve diversas vias de penetração. Se, por um lado, recebeu infiltrações fortes do Catolicismo, em determinadas faixas de seu território, também, recebeu, por outro lado, outro contingente igualmente forte, que é o maometano ou islâmico. Assim, grande parte dos africanos trazia, para nosso País, a marca ostensiva do elemento árabe em seus cultos.
Um exemplo de sincretismo é a Lavagem do Bonfim, que ocorre anualmente em Salvador, Bahia.






Trabalho de História/Sérgio


Trabalho de HISTÓRIA – Prof° Sérgio
Alunas: Tatiele Acosta e Ane Caroline

GUERRA DE CANUDOS

A causa da guerra é que o governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia. 

Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período. 
Nas três primeiras tentativas das tropas governistas em combater o arraial de Canudos nenhuma foi bem sucedida. Os sertanejos e jagunços se armaram e resistiram com força contra os militares. Na quarta tentativa, o governo da Bahia solicitou apoio das tropas federais. Militares de várias regiões do Brasil, usando armas pesadas, foram enviados para o sertão baiano. Massacraram os habitantes do arraial de Canudos de forma brutal e até injusta. Crianças, mulheres e idosos foram mortos sem piedade. Antônio Conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

2º ano. Yohana Menezes, Vitória Cruz, Caio cezar e Rafaella Monteiro.


Processo Eleitoral Brasileiro

Sistema eleitoral
O regime político brasileiro está fundamentado na democracia, em que o povo determina quem serão os seus governantes, e no sistema presidencialista, que é composto por três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O primeiro é exercido pelo Presidente da República e o segundo, pelo Parlamento – dividido entre Câmara dos Deputados e Senado Federal. O Poder Judiciário tem a função de garantir o cumprimento da Constituição Federal e aplicar as leis, julgando determinada situação e as pessoas nela envolvidas.

O sistema eleitoral é baseado no voto direto e secreto, ou seja, o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido, de maneira sigilosa, já que seu voto não pode ser divulgado a terceiros. Atualmente, representantes de todos os níveis dos poderes legislativo e executivo brasileiros são escolhidos pelo voto direto. São considerados válidos os votos nominais aos candidatos e os votos nas legendas nas eleições proporcionais. Os votos nulos e em branco são descartados.

O 1º turno das eleições acontece sempre no primeiro domingo do mês de outubro e o 2º turno, quando houver, geralmente no último domingo do mesmo mês. O 2º turno é realizado apenas nas eleições para Presidente, governador e para prefeito, em municípios com mais de 200 mil eleitores. Além disso, deve haver mais de dois candidatos no 1º turno de votação e nenhum deles ter conquistado a maioria absoluta dos votos válidos (50% mais um).

Partidos políticos
Os partidos políticos surgiram no Brasil a partir da disputa entre duas famílias paulistas, que formaram os primeiros grupos políticos rivais. Porém, a expressão "partido político" só foi oficialmente adotada a partir da Segunda República. Até então, estes eram considerados "grupos". Ao todo, foram sete fases partidárias na política brasileira, iniciando pela monárquica, em 1837, até o pluripartidarismo, estabelecido pela Emenda Constitucional nº25, em 1985.
Consulte a lista completa com todos partidos políticos registrados no TSE. 



A função do mesário
Nas eleições, o papel do mesário é fundamental. Ele é o responsável por zelar pela Seção Eleitoral do início ao fim da votação, para receber o eleitor, colher e conferir sua assinatura no caderno de votação e liberar a urna eletrônica para que esse eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar.
Também é ele que garante o sigilo do voto e a tranqüilidade no ambiente de votação, garantindo a segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação. No dia da eleição, o mesário é a autoridade máxima dentro da Seção Eleitoral.

Legislação
Existem dois sistemas eleitorais no Brasil: majoritário e proporcional. No primeiro modelo, ganha o candidato que obtiver a maioria dos votos. Dessa forma são eleitos o Presidente da República, governadores, senadores e prefeitos.
No sistema proporcional, o número de representantes políticos é distribuído proporcionalmente entre os partidos políticos concorrentes. Assim são eleitos os deputados Federais, os deputados Estaduais/Distritais e os Vereadores.

Mandatos
Para presidente, vice-Presidente, governador, vice-governador, prefeito, vice-prefeito, deputado federal, estadual e distrital e vereador o mandato é de quatro anos. Senadores possuem mandatos de oito anos.

Trabalho de Gramática: Erro de crase


Na placa, o acento grave (indicativo da crase) foi posto antes de um verbo, categoria de palavra que não admite artigo de forma alguma. Então, a letra “a” antes de “partir” é apenas uma preposição.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Trabalho - Envelhecimento da população brasileira/ QI Intermares


Expectativa de vida do brasileiro aumenta em 25 anos desde 1960

Censo revela que, nos últimos 50 anos, média foi de 48 para 73,4 anos

 

Entre 1960 e 2010, a expectativa de vida dos brasileiros teve um aumento de 25,4 anos, passando de 48 para 73,4. Os dados foram apresentados na manhã desta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O estudo apontou ainda que o número médio de filhos por mulher caiu de 6,3 filhos para 1,9 neste mesmo período, um valor que é considerado abaixo do nível de reposição da população.

Essas mudanças, segundo o IBGE, alteram a pirâmide etária, com estreitamento da base e o alargamento do topo, o que reflete a estrutura de população envelhecida, uma característica dos países mais desenvolvidos.

A pesquisa mostrou ainda que em 2010 a participação da população entre 0 e 14 anos caiu de 42,7% em 1960 para 24,1% em 2010.

Já a diminuição da mortalidade alavancou em 13,9% a participação da população em idade ativa, relacionada entre os 15 e 64 anos.

Em 1960, a pariticpação desta categoria era de 54,6% contra 68,5% em 2010. Além disso, a participação de idosos na população (acima de 65 anos) saltou de 2,7% em 1960 para 7,4% em 2010.

 

 
Censo 2010 aponta envelhecimento da população brasileira

 

Se em 1940 os maiores de 60 anos não representavam mais do que 4% da nossa população, já em 1996 eles representavam 8% e hoje ultrapassam os 12%, devendo até 2020 alcançar os 15%.

A expectativa do brasileiro nascido em 2010 alcançou 73,5 anos de vida, segundo a pesquisa de Tábuas de Mortalidade divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano anterior, a expectativa de vida era de 73,2 anos. Ao longo de três décadas, o aumento foi de 10 anos e 11 meses na expectativa de vida, segundo o IBGE.

O Brasil tem 190.755.799 habitantes, revelam os primeiros resultados definitivos do Censo 2010, divulgados pelo IBGE. Os dados mostram ainda um país com estrutura etária mais envelhecida, com mais pessoas se declarando pretas e pardas os dois grupos chegaram a 43,1% e 7,6% da população, respectivamente e proporcionalmente com um contingente maior de mulheres. Para cada grupo de 100 mulheres, existem apenas 96 homens excedente de 3.941.819 mulheres.

Segundo os dados do Censo 2010, todas as faixas etárias até 25 anos têm peso menor na população do que em 2000, ao passo que os demais grupos ampliaram sua participação. Na base da pirâmide, a representatividade do grupo de 0 a 4 anos no total da população caiu de 4,9% (meninos) e 4,7% (meninas) em 2000 para 3,7% e 3,6% em 2010. Simultaneamente, a participação da faixa com mais de 65 anos avançou de 5,9% em 2000 para 7,4% em 2010.

O envelhecimento é reflexo do mais baixo crescimento populacional --aliado a menores taxas de natalidade e fecundidade, indicadores ainda não divulgados nessa etapa de apresentação de dados do Censo 2010.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Expectativa de vida no Brasil por unidade da Federação
75,8 anos
1
72,2 anos
2
79,6 anos
1
75,8 anos
1
72,6 anos
1
79,1 anos
3
75,5 anos
3
71,9 anos
3
79,3 anos
2
75,1 anos
4
71,8 anos
4
78,6 anos
5
74,8 anos
5
70,7 anos
7
79,0 anos
4
74,7 anos
6
71,6 anos
5
77,9 anos
8
74,3 anos
7
70,7 anos
7
78,0 anos
7
74,3 anos
7
71,1 anos
6
77,7 anos
9
73,9 anos
9
70,7 anos
7
77,3 anos
11
73,7 anos
10
70,1 anos
10
77,4 anos
10
73,7 anos
10
69,4 anos
13
78,1 anos
6
72,6 anos
12
69,4 anos
13
75,9 anos
12
72,5 anos
13
69,6 anos
11
75,5 anos
13
72,2 anos
14
69,2 anos
16
75,3 anos
15
72,0 anos
15
69,4 anos
13
74,7 anos
19
71,9 anos
16
69,6 anos
11
74,2 anos
21
71,8 anos
17
69,1 anos
17
74,7 anos
19
71,6 anos
18
68,3 anos
18
75,1 anos
16
71,1 anos
19
67,3 anos
20
75,1 anos
16
71,0 anos
20
67,2 anos
21
75,0 anos
18
71,0 anos
20
66,8 anos
22
75,4 anos
14
70,6 anos
22
68,1 anos
19
73,2 anos
23
69,8 anos
23
66,3 anos
24
73,3 anos
22
69,7 anos
24
66,7 anos
23
72,8 anos
24
69,1 anos
25
65,7 anos
25
72,7 anos
25
68,4 anos
26
64,6 anos
26
72,5 anos
26
67,6 anos
27
63,7 anos
27
71,7 anos
27

 

 

 

 

QI – Questão de Inteligência

 

 

 

Envelhecimento

Da população Brasileira

 

 

 

Alunos: Felipe, Kauan, Marcos, Yan, Leonardo, caio e Byanka.

Serie: 2° ano “A” – QI Intermares

Tema: envelhecimento da população brasileira

Prof°: Lins