quarta-feira, 30 de maio de 2012

TRABALHO DE FILOSOFIA

LEMBRANDO QUE NOSSO TRABALHO DEVERÁ SER ENVIADO ATÉ DIA 18/06/12 PARA O EMAIL: luanasantoscunha@hotmail.com Assunto: O CONTRATO SOCIAL NA ÓTICA DE THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE E JEAN-JACQUES ROUSSEAU

JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra no ano de 1712 e morreu em 1778. Uma curiosidade sobre Rousseau é que em 1750, na França, houve um concurso de dissertações sobre os reais benefícios que as ciências e as artes tinham proporcionado aos seres humanos. Para participar, ele escreveu a obra "Discurso sobre as ciências e as artes" para responder de forma negativa essa questão criticando a civilização e, assim, venceu o concurso. Porém foi com outra obra que Rousseau se tornou um filósofo reconhecido como "pensador contratualista": o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (chamaremos apenas de Discurso), onde ele questionou se a desigualdade social entre os homens justifica-se em desigualdades naturais. É legal nós notarmos que Rousseau também é um filósofo contratualista! Mas afinal, por que ele foi rotulado como contratualista? Rousseau, assim como Hobbes e Locke acreditava que existia um estado de natureza onde o homem não conheceria ainda a vida em sociedade e só depois de um contrato social entre os homens é que se instauraria a civilização, a vida social. Ele acreditava que o homem social é corrompido pela sociedade. Mas como assim? Para Rousseau, o homem natural se move exclusivamente por um impulso de conservação, todavia, ele discorda de Hobbes que via esse homem natural mau, agressivo, desejoso por poder, que retiraria o ser humano fraco do seu caminho se isso servisse para satisfazer seus desejos. Segundo Rousseau, esses traços não pertencem ao homem natural, mas ao homem que se corrompeu nas condições da civilização. A partir desse ponto, Rousseau desenvolveu críticas severas à sociedade, o que gerou diversas interpretações errôneas a cerca da sua imagem do "estado de natureza" e do homem natural, o que nos leva ao "mito do bom selvagem".
No entanto, ele deixa claro que o estado de natureza não necessariamente existiu, mas é uma situação que descreve como seríamos se não fôssemos desde cedo submetidos às influências d avida em sociedade, afinal, seríamos apenas movidos pelo impulso de conservação que combina o amor de si e a compaixão, onde o primeiro nada mais pe do que um sentimento natural de preservação da vida presente em todos os animais e que se concretiza com a realização das necessidades de sobrevivência. Desse modo, não existiria disputas entre os seres humanos e se por ventura ocorresse algum conflito, este seria de poucas agressões e o vencedor terminaria com a presa, enquanto o perdedor, sem rancor, procuraria outro local para caçar. A compaixão, por sua vez, impederia o homem de cometer alguma ação abertamente destruidora diante dos seres humanos, pois repugnamos a contemplação do sofrimento de outros seres humanos. É interessante frisar que a humanidade natural antecede a dimensão da moral, pois o homem natural - que é um ser amoral - só conheceria as normas, os valores que regulam as suas ações, depois do pacto social que nos colocaria num contexto de civilização.

AULA SOBRE JOHN LOCKE

John Locke era inglês e nasceu em 1632. Apesar de sua formação em medicina, Locke se dedicou à Teoria do Conhecimento, uma vez que ele entendia o ser humano como sendo equivalente a uma "tábula rasa" que seria preenchida através da educação, ou seja, do uso da razão ao longo do tempo. Daí suas reflexões se basearem na Teoria do Conhecimento. Podemos afirmar que Locke é um contratualista porque para ele há um estado de natureza e só depois de um contrato social entre os homens é que vem o estado social, político. Diferente de Hobbes, Locke percebia esse estado de natureza como sendo o momento da humanidade em que o homem viveria livre e em situação de igualdade para com os outros homens. John Locke criticava o absolutismo e defendia uma política que não fosse centralizada, mas horizontal, desse modo, o liberalismo de Locke influenciou várias nações européias, como a França que inspirada tanto nas teorias de Locke como no movimento iluminista (que foi bastante influenciado por Locke) realizou a Revolução Francesa (uma das revoluções que sofreram influências do Liberalismo de Locke. Aqui no Brasil a Inconfidência Mineira foi uma revolução influenciada pelo Iluminismo que por sua vez pode ser chamado de Esclarecimento ou Século das Luzes). Segundo esse pensador, o trabalho seria o meio pelo qual o homem se apoderaria da natureza, podendo transformá-la para sua sobrevivência e assim fazer da parte onde esse trabalho foi realizado, sua propriedade. Em seguida veremos as questões da propriedade privada e da liberdade para Locke.

AULA SOBRE THOMAS HOBBES

Vamos ver a partir de agora os pensadores denominados de "contratualistas" iniciando por Thomas Hobbes, famoso autor da obra "Leviatã".
 (Thomas Hobbes, 1588-1679)

Thomas Hobbes era inglês, nasceu no século XVI, mas precisamente em 1588. Em sua vida ele adquiriu um vasto repertório intelectual, pois conviveu com Francis Bacon (no período em que foi secretário pessoal dele durante alguns anos), com Galileu Galilei e com René Descartes, todos importantes pensadores que contribuíram para o desenvolvimento do seu pensamento que gira em torno da defesa do Estado Absolutista (poder total aos Estado).
Assim como Maquiavel, Hobbes não acreditava que os homens possuíam uma natureza boa. Ao contrário, ele também achava que a natureza dos homens por essência era má. Para Hobbes o homem tinha a natureza insocial, era egoísta, tramava para conseguir realizar seus desejos e satisfazer suas paixões. Tanto é que ele chegou a afirmar que "hominis lupus hominis", ou seja, "o homem é o lobo do homem".

(O lobo é um aninal que destrói sua caça e que luta com seus semelhantes para garantir o seu.
Segundo Hobbes, nossa natureza nos leva à semelhança com esse animal, pois nós nos destruímos, nos caçamos, nos despedaçamos, tudo só para satisfazer nossas vontades.)

Algumas imagens atuais para nos ajudar a entender essa célebre frase de Hobbes:

 (Atentato do 11 de Setembro - EUA)

(Pessoas disputando o alimento no Haiti)


O estado de natureza seria aquele estado onde não há regras, leis, onde se faria o império da lei do mais forte. Entretanto, Hobbes nos diz que viver num estado desses é viver em constante medo, vigilância, desconfiança, mas em total liberdade. Porém, essa liberdade de todos acaba gerando a liberdade de ninguém, pois todos viveriam tramando, maquinando armadilhas, se protegendo do outro. Para que isso terminasse, para que a guerra de todos contra todos chegasse a um fim, foi preciso fazer um “contrato social” que premitisse os homens viverem em sociedade. Nessa condição,  os indivíduoas deveriam ceder parcela de seus direitos, como o direito de punir (ius puniendi) ao Estado, que detém o monopólio institucional da justiça, e ao ceder sua liberdade total receberiam em contrapartida, a segurança pública e a garantia de seus direitos. Desta forma Hobbes procura definir o Estado organizado como um paradigma, como o Leviatã, autoridade inquestionável que imporia a ordem e a justiça para o homem social.

(Leviatã é um terrível monstro marinho citado na Bíblia, não havendo na Terra nenhum ser que a ele se compare em força, poder e sabedoria, curvando-se, então, todas as criaturas à sua imensidão. Com a escolha desse personagem bíblico, Hobbes pretende sublinhar o poder absoluto do Estado sobre os homens.)

ASSUNTO DO PRÓXIMO V.A QUE SERÁ DIA 18/06/12

Bom como vocês já estão sabendo, nosso V.A. está marcado para o dia 18/06/12. Mas para os esquecidos, estou postando não só a data, como também os assuntos que cairão nessa avaliação: THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE, ILUMINISMO, e JEAN-JACQUES ROUSSEAU Todos também sabem que no "Deu a Louca na Lulu" tem todas as aulas postadas, mas vou postá-las aqui também. Confiram as próximas postagens! Abraços. Prof. Luana.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

terça-feira, 22 de maio de 2012

CRUZADINHA FILOSÓFICA PARA O 2º ANO

CRUZADINHA FILOSÓFICA

CRUZADINHA FILOSÓFICA

LUANA CUNHA


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sábado, 19 de maio de 2012

Trabalho de Empreendedorismo - Entrevistas de Emprego - Prof. Márcio Meira

Os alunos da turma do 2º ano - Médio (Unidade: Intermares), selecionaram as melhores perguntas para se fazer em uma entrevista de emprego:

  • Quais as suas ambições e metas profissionais?
  • Por que você quer emprego e o que você seria capaz de fazer para consegui-lo?
  • O que você faz quando não concorda com o líder da equipe?
  • Você já recebeu criticas sobre o seu trabalho? Como reagiu?
  • Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
  • Qual a sua maior frustração profissional?

Trabalho de Biologia - Coleções Vivas em Cativeiro - Prof. Patrícia

    Trabalho proposto pela professora Patrícia, sobre a condição de vida de animais que são criados em cativeiro:


    Trabalho realizado pelo grupo: Byanka Melo, Juliana Rodrigues, Rafaella Monteiro, Vitória Cruz e Yohana Menezes. No Parque Arruda Câmara, popularmente "Bica", em João Pessoa-PB.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Trabalho de Literatura: Pré-Modernismo

QI Intermares
Profª Taciane Feitosa
Aluno: Yan Castedo
Série: 2º ano
Assunto: Pré-Modernismo
Análise do Poema: A Árvore da Serra

A Árvore da Serra

- As árvores, meu filho, não têm alma!
E esta árvore me serve de empecilho...
É preciso cortá-la, pois, meu filho,
Para que eu tenha uma velhice calma!

- Meu pai, por que sua ira não se acalma?!
Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?!
Deus pôs almas nos cedros... no junquilho...
Esta árvore, meu pai, possui minha’alma!...

- Disse - e ajoelhou-se, numa rogativa:
"Não mate a árvore, pai, para que eu viva!"
E quando a árvore, olhando a pátria serra,

Caiu aos golpes do machado bronco,
O moço triste se abraçou com o tronco
E nunca mais se levantou da terra!


   Neste poema, o autor começa a descrever uma árvore que deveria crescer e não cresce pois o pai corta para que ele tenha uma velhice tranquila, o autor descreve também como ele pedia para o pai não cortar a árvore para que ele continuasse vivo mais no final do poema a árvore caiu aos golpes do machado bronco, e ele triste caiu junto com a árvore e nunca mais se levantou da terra.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Trabalho de Espanhol: Notícia

QI Intermares
Profª Cristina
Aluno: Joziberto Maia Nunes
Série: 2° ano
Assuntos:  Artículos Determinados e Indeterminados;

               Acentuacíon Gráfica;
               Los Posesivos.
Retirar da notícia "Me salvó de los nazis un niño de siete años. Se llamaba uanito" (http://politica.elpais.com/politica/2012/03/17/actualidad/1332015879_580723.htm)

5 palavras clasificadas de acuerdo con sus acentos:


1.    
Única: Esdrújula;
2.     Intentó: Aguda (terminada em vogal)
3.     Después: Aguda (terminada em “s”)
4.     María: Lhana/Grave (com hiato)
5.     Difícil: Lhana/Grave (terminada em consoante)

Frases que contengan: 

Artigo determinado
·  La única condición que los Materne pusieron para esconderme en su casa de Bruselas fue que Juanito, que ya llevaba unos años con ellos, estuviera de acuerdo.” 
·  Lo había olvidado.”
·  El padre de Zalman había muerto un año antes.”

Artigo indeterminado
·  ¿Quieres tener un hermanito?”
·  “Pero le pareció un lugar demasiado frío, no quiso dejarme allí.”

As contrações (al/del)
·  Al final, después de mucho discutir, acordaron que mi madre les llevaría cada día un huevo del mercado negro como pago.”

2 frases que contienen los posesivos: 


· 
Así que mi madre y yo esperamos tres horas a que volviera del colegio.”
·  “Juanito no era el primer niño de la Guerra Civil española que los Materne acogían en su casa.”

Trabalho de Literatura: Pré-Modernismo

QI Intermares
Profª Taciane Feitosa
Aluno: Joziberto Maia Nunes
Série: 2° ano

Assunto: Pré-Modernismo
Análise do Poema: Queixas Noturnas
Queixas noturnas

Quem foi que viu a minha Dor chorando?!
Saio. Minh’alma sai agoniada.
Andam monstros sombrios pela estrada
E pela estrada, entre estes monstros, ando!

Não trago sobre a túnica fingida
As insígnias medonhas do infeliz
Como os falsos mendigos de Paris
Na atra rua de Santa Margarida.

O quadro de aflições que me consomem
O próprio Pedro Américo não pinta...
Para pintá-lo, era preciso a tinta
Feita de todos os tormentos do homem!

Como um ladrão sentado numa ponte
Espera alguém, armado de arcabuz,
Na ânsia incoercível de roubar a luz,
Estou à espera de que o Sol desponte!
(Augusto dos Anjos)

   Neste poema de Augusto dos Anjos usou quartetos interpolados para falar sobre alguém que esconde seus sentimentos, sua infelicidade, pois ninguém o entenderia e cita que nem mesmo o próprio Pedro Américo conseguiria pintar o que ele sente. Para isso seria necessário uma tinta feita de todos os tormentos do homem. Uma vida perturbada e vazia, solitária na noite. Para ele, ninguém é de verdade, são todos monstros, pessoas ruins que se disfarçam com máscaras. Alguém que prefere se isolar a se expor, escondendo sua dor e lágrimas. O eu-lírico só observa o que se passa ao seu redor.

Trabalho de Literatura, escolhido pela prof. Taciane

Aluna: Fernanda de Lira Moraes


A Farsa do vendedor:

Vendedor: - Boa tarde cidadãos do Brasil, tenho aqui mercadorias que irão realizar seus sonhos.
Comprador 1: -Por exemplo?
Vendedor: - Um tijolo para quem ainda não construiu sua casa própria. Se esse tijolo for o primeiro a ser colocado no levantamento de parede da casa, ela em dois anos será uma mansão, pois, você encontrará oportunidade de ficar muito rico!
Comprador dois: - Nossa! Quero comprar este tijolo, quanto custa?
Vendedor: - Custa apensar R$60,00.
Comprador dois: - Deve valer a pena por um preço tão alto com este...
Vendedor: - Ah claro, com certeza!
Comprador um: - Pois eu acho que isso tudo não passa de uma grande farsa!
Vendedor: - Tenho outras mercadorias. Gostariam de ver?
Comprador um e dois expressam que sim.
Vendedor: - Tenho aqui o Colar do Amor, coloque-o no pescoço de qualquer mulher e ela se apaixonará por você.
Comprador dois: - Estou gostando cada vez mais de suas mercadorias. Quero o colar também, quanto custa?
Vendedor: - Custa apenas R$150,00.
Comprador dois: - Irei levá-lo. Obrigado por tudo, adeus.
Vendedor: - E você meu querido? Irá levar alguma coisa?
Comprador: - Não serei tolo como aquele homem foi me dê licença mais minha mulher me espera em nossa mansão.(risos)

domingo, 13 de maio de 2012

Trabalho de Redação

Mãe, você é minha inspiração, pra vc fiz esse cartão pra te dizer que eu te amo de montão!!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Trabalho individual escolhido pela prof. Patricia

Aluna: Fernanda Moraes
Quimiossíntese e Fotossíntese
Tanto a Quimiossíntese, como a Fotossíntese produzem o seu próprio alimento, só que há uma diferença: A quimiossíntese necessita de gás carbônico, água e outras substâncias, provando que não precisa da energia solar; já a Fotossíntese, produz seu próprio alimento necessitando de energia solar, gás carbônico e água.
Respiração Aeróbica e Anaeróbica
A respiração aeróbica é aquela que aceptor (substância que recebe) final de hidrogênio na cadeia respiratória é o oxigênio.
Já a respiração Anaeróbica é aquela em que o aceptor final de hidrogênio na cadeia respiratória não é oxigênio, mas outra substância, como o sulfato, o nitrato entre outros.

Trabalho de biologia em Grupo, escolhido pela prof. Patricia

Importância dos seres clorofilados como captadores de energia solar e portadores de alimento e de gás oxigênio para o totalidade das espécies viventes, incluindo a humana.

Todos os seres precisam de energia para obter substâncias necessárias para sobreviver e para reproduzir. Os seres vivos obtêm a energia basicamente de duas maneiras: Os clorofilados a partir da energia do sol e os não-clorofilados, a partir da alimentação dos clorofilados. Por exemplo, os humanos comem o bife, que é a carne do boi (boi e humanos são seres não-clorofilados). O boi se alimenta de plantas, que são seres clorofilados. 
Os seres clorofilados tornam o gás carbônico em gás oxigênio. Portanto, podemos afirmar que os seres clorofilados são indispensáveis para o ecossistema de espécies não-clorofiladas.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Aula sobre equações biquadradas (1º ano) - Professora Janeide (Matemática)

Pessoal, estou disponibilizando um vídeo sobre o assunto que iremos estudar essa semana. Espero que vocês tirem bastante proveito e facilite na hora de rever o conteúdo.
Bons estudos!